Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6505

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ludimila Dini Bicalho
Orientador JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Outros membros Jessica Aparecida Alves Lima, Patrícia Moreira Valente, Willian Lourenço Cardoso
Título Educação Ambiental fora do âmbito escolar
Resumo A Educação Ambiental (EA), por meio de atividades escolares e não escolares, proporciona as condições necessárias para a formação de cidadãos capazes de tomarem atitudes relacionadas à preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida, e deve ser ensinada, principalmente, nas escolas. O presente trabalho é voltado para professores do ensino fundamental e médio e alunos dos cursos de licenciatura. Segundo a legislação brasileira, a Educação Ambiental é um componente essencial no processo de construção de valores e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, devendo ser incluída, de forma integrada, às demais disciplinas no currículo básico formal. Entretanto, muitas vezes o tema é pouco abordado dentro de sala de aula, devido à extensa quantidade de conteúdos expostos durante o processo educativo. Assim, uma forma de complementar a EA seria a sua prática fora de espaços escolares. Diante disso, o presente trabalho analisou como é a prática da EA em espaços fora do âmbito escolar, tendo, como alvo, entidades locais de Viçosa – MG. Para a realização do trabalho foi feita a consulta na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, na atual LDB (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e no Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), além de material de referência especializado. Para o levantamento de dados, foram feitas visitas em duas instituições, sendo elas o Horto Botânico e a Mata do Paraíso (GEIA-Mata), todos os dois pertencentes à Universidade Federal de Viçosa. Foram realizadas entrevistas direcionadas com os responsáveis e no Horto Botânico foi realizado o acompanhamento de uma visita de alunos do Ensino Fundamental. Nos dois locais são realizadas trilhas interpretativas e atividades lúdicas baseadas no livro “Brincando na Mata” com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, abordando temas relacionados à Educação Ambiental, mostrando a importância de preservar o meio ambiente e sensibilizá-los perante as questões ambientais e, além disso, as visitas aos locais são vistas como uma oportunidade dos alunos saírem do ambiente escolar, espaço que já estão acostumados e vivenciarem um local diferente, entrando em contato com a natureza possibilitando que eles sintam que o local pertence a eles, e assim, despertando maior interesse dos alunos perante a natureza. Concluímos que a Educação Ambiental trabalhada fora do âmbito escolar não só é possível como também é indicada para atuar de forma complementar ao aprendizado e a difusão de pensamentos e atitudes sustentáveis, pois o contato direto com a natureza promovido por essa prática pode despertar ainda mais seu interesse e sensibilização perante as questões ambientais. No entanto, ainda existe um déficit muito grande do aprendizado, pois não há fidelização das escolas com tais lugares.
Palavras-chave Ensino, Sensibilização, Educação Ambiental
Forma de apresentação..... Painel
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