Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6504

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Gustavo Henrique Lourenço Caetano
Orientador ANDREIA PATRICIA GOMES
Outros membros Camila Ribeiro Souza, ISRAEL TEOLDO DA COSTA, RODRIGO SIQUEIRA BATISTA
Título Papel da atenção visual e do período de inserção no curso de Enfermagem na tomada de decisão bioética.
Resumo Introdução: A bioética tem se tornado, desde sua emergência no século XX, um tema de capital importância para a prática do profissional da saúde, por fornecer sustentação teórica para o processo decisório. Neste âmbito, a questão que se coloca diz respeito a como saber que a decisão tomada é a mais apropriada, na medida em que uma decisão na esfera clínica – quer se esteja atuando na atenção primária, secundária ou terciária – deve, necessariamente, ser acertada tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista bioético. Para este fim, têm sido apresentados, na literatura, diferentes modelos para tomada de decisão no campo de análise da bioética clínica, o qual se refere à delimitação, apreciação e proposição de solução de problemas éticos surgidos no cuidado individual de pacientes. Objetivos: Correlacionar o papel da atenção visual com o processo de tomada de decisão na área de bioética clínica, utilizando obras de artes e o Mobile Eye Tracking e comparar a tomada de decisão bioética com o período de inserção no curso de Enfermagem. Materiais e métodos: A amostra foi composta por 98 estudantes do curso de Enfermagem de uma universidade federal brasileira. Foi selecionada uma cena do filme “A menina de Ouro” com duração de 2 minutos e 15 segundos como uma arte visual, que permite a reflexão sobre problemas bioéticos contemporâneos, em conformidade com a literatura atual. A cena selecionada é referente a uma situação passada pela protagonista com seu treinador, onde ela passa por complicações médicas que a leva a recorrê-lo, pedindo-o que praticasse a eutanásia. Após assistido a cena, o avaliado teria que responder se praticaria ou não a eutanásia com a protagonista. Foram feitos dois grupos para distinguir os períodos de inserção no curso, sendo grupo 1 avaliados do 1° ao 5° período e grupo 2 do 6° ao 9°. Para a coleta dos dados foi utilizado o Mobile Eye tracking – XG durante a simulação do vídeo para avaliação da estratégia de busca visual, sendo número de fixações por cena e duração da fixação. Os dados foram analisados pelo software ASLResults Para verificar a correlação entre a atenção visual e a tomada de decisão foi utilizada a Correlação de Spearman's rho com nível de significância p<0,05. Para realizar a comparação entre a tomada de decisão e o período de inserção no curso recorreu-se ao Teste T com nível de significância de p<0,05. Resultados: Foi verificado que não houve diferença significativa quando correlacionada a atenção visual com a tomada de decisão. No entanto, verificou-se diferença significativa na comparação entre a tomada de decisão com o período de inserção no curso de Enfermagem, podendo-se supor que quanto mais tempo de curso, menor a adesão à prática da eutanásia. Conclusões: Conclui-se que não há uma correlação entre o papel da atenção visual e a tomada de decisão bioética. Entretanto, a experiência e o acúmulo de conhecimento foram determinantes para a tomada de decisão de não praticar a eutanásia.
Palavras-chave Atenção visual, tomada de decisão, bioética.
Forma de apresentação..... Painel
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