Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6502

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tiago Cândido
Orientador ROSA CRISTINA PORCARO
Título EJA no município de Viçosa: a prática de uma educação libertadora
Resumo Neste trabalho, relato minha experiência vivenciada na disciplina de EJA (EDU 495), oferecida pelo Departamento de Educação da UFV (Universidade Federal de Viçosa), que é facultativa na matriz curricular do Curso de Licenciatura em Dança, no qual sou aluno. Nesta disciplina, foi apresentada a proposta de fazermos visitas pedagógicas a instituições que oferecem EJA (educação de jovens adultos) em Viçosa e região. A partir dessas visitas, relacionei tudo o que foi observado à experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado da Licenciatura I (DAN 496) do curso de Dança/DAH (Departamento de Artes e Humanidades). Nestas visitas, pude observar o processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos, na área de Artes, com enfoque em Dança. O objetivo deste estudo, portanto, se refere a estas vivências educativas, realizadas nas instituições de EJA visitadas por mim, numa perspectiva do ensino das Artes. A partir destas, pudemos verificar que lidar com o cotidiano do aluno jovem e adulto pode ser transformador e libertador. Para embasar este estudo, foram realizadas visitas, então, às seguintes instituições que oferecem educação de jovens e adultos: Escola Prisional de Viçosa, Escola Família Agrícola de PURIS (Araponga-MG), Núcleo de Educação de Adultos (NEAd/UFV) e Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB). Neste estudo, busquei me basear em um aporte teórico composto por textos que falam sobre a EJA e a arte-educação e a partir das disciplinas cursadas, para embasar os relatos e aulas realizados. Iniciei minhas análises a partir desta concepção e dos pensamentos de ALVARES (2012, p.27), que aponta a sociedade brasileira como um povo que carrega uma identidade cultural ilimitada, pois “reconhecemos nos sujeitos da EJA pessoas que apresam a diversidade e a riqueza da nossa pluralidade cultural.” Após o processo de análise das visitas e das aulas, podemos enfatizar o quanto o ensino na EJA é libertador, na sua forma integra de trabalho de caráter social, onde se percebe o legado que a arte tem de estruturar e desenvolver no aluno um senso crítico e sensível para sua identificação cultural na sociedade. Portanto, conclui-se que a dança é, de fato, uma das linguagens artísticas de caráter fundamental para o processo de ensino/aprendizagem do aluno da EJA.
Palavras-chave Educação de Jovens e Adultos, Artes, Dança
Forma de apresentação..... Painel
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