Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6499

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Estatística
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Brenda Rodrigues Barreto Silva
Orientador PAULO CESAR EMILIANO
Título Apontamentos sobre o ensino de Estatística no curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa
Resumo O cotidiano de um estudante de Ciências Sociais é permeado por atividades como leitura e compreensão de artigos e outros trabalhos acadêmicos além de participação em projetos de pesquisa, ambas as atividades exigem familiaridade com algumas noções básicas de matemática e estatística. Assim como em sua vida profissional, em que a aproximação com os métodos quantitativos permite ao cientista social dialogar os debates contemporâneos e abra um leque de novas opções no mercado de trabalho. Dessa forma, o ensino de estatística pode impactar diretamente na capacidade de aprendizagem e utilização de métodos quantitativos pelos cientistas sociais e consequentemente, em sua vida profissional. Verifica-se um grande obstáculo entre o ensino da estatística e o aprendizado dos discentes do curso de Ciências Sociais. Essa dificuldade é um desafio para as Ciências Sociais de todo o Brasil, e pode ser observada também na Universidade Federal de Viçosa. No entanto, existem poucos espaços para discussão desse tema e, por conseguinte pouca bibliografia voltada ao assunto. Esse fato faz com que não consigamos mensurar o impacto desse déficit na vida acadêmica e profissional dos discentes e tampouco consigamos planejar formas de prevenir e amenizar essa situação. Nesse sentido o atual trabalho tem por objetivo realizar apontamentos e discutir acerca do ensino de estatística na graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de Viçosa-UFV. Para isso, serão levantados dados de desempenho dos alunos do curso nos últimos anos (expresso por notas) e será analisado o currículo da graduação em Ciências Sociais da UFV, em que consta uma matéria com objetivo de apresentar aos alunos os conceitos básicos de estatística, na Universidade Federal de Viçosa sendo ofertada pelo Departamento de Estatística (DET) com o nome de Elementos de Estatística e código EST 103. Acreditamos que dessa forma o trabalho proposto será de grande importância para a área acadêmica, principalmente no que tange o ensino metodológico nas Ciências Humanas e Sociais, podendo assim contribuir para o avanço do uso de metodologias quantitativas nessa área de conhecimento.
Palavras-chave Ciências Sociais, Estatística, Metodologia
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.