Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6491

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História, política e cultura
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Aline Araujo Paiva
Orientador DENILSON SANTOS DE AZEVEDO
Título Instalação e constituição do Grupo Escolar Coronel José Ildefonso na Cidade de Piranga - MG (1911 - 1930): Análise de acervo e memória
Resumo O presente relatório pretende apontar os resultados finais obtidos a partir da pesquisa apoiada pelo CNPQ, que investigou o processo histórico e educacional que possibilitou a constituição de uma nova cultura escolar no município de Piranga, MG, a partir da instalação do Grupo Escolar Coronel José Ildefonso, em 1912. Diante da necessidade de inserir o objeto de pesquisa num contexto mais amplo, tornou-se essencial estudar o processo de criação dos grupos escolares em alguns estados brasileiros e em Minas Gerais, no período denominado de Primeira República (1889-1930). Para cumprimento de tal objetivo, realizou-se pesquisa bibliográfica a fim de identificar aspectos da cultura escolar que se instituiu nos municípios após a Reforma Educacional ocorrida no Estado de Minas Gerais que possibilitou a criação e disseminação dos grupos escolares, destinados ao ensino primário. Além dos estudos bibliográficos, fez- se um levantamento e análise de alguns documentos referentes à história do Grupo Escolar, no período de 1912 a 1930, localizados onde atualmente funciona a Escola Estadual Coronel José Ildefonso . Dentre os documentos encontrados, pode-se citar as Atas de Inauguração, Livros de Ponto, Termos de Visita, e Livro de Promoção. O estudo desses documentos possibilitou conhecer algumas características da cultura escolar estabelecida no interior dessa instituição de ensino e aspectos das relações tecidas entre professores, alunos, pais, diretores e os demais funcionários do Grupo Escolar em seu cotidiano. Encontramos como dificuldade para realização desta pesquisa a falta de documentos dos anos abarcados pela mesma, pois muitos destes foram perdidos ou extraviados da Escola com o tempo, e outros documentos que fazem parte de um acervo particular não foram disponibilizados a nós, dificultando assim a análise de alguns dados. Contudo, essa pesquisa contribuiu para a valorização da história desta importante instituição, que já completou seu centenário, por meio da digitalização de documentos e da difusão da Educação Patrimonial.
Palavras-chave Grupo Escolar, História da Educação, Piranga
Forma de apresentação..... Oral
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