Resumo |
Entre os maiores desafios enfrentados pelo sistema de educação formal, destaca-se a falta de disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas, principalmente quando se trata da escola pública brasileira. Desse modo, uma série de disciplinas, que necessitam de atividades experimentais para a devida absorção do conteúdo, revelam-se de difícil assimilação por parte do aluno. Essa dificuldade na aprendizagem, resultante da indisponibilidade dos equipamentos exigidos para a compreensão, apresenta-se um dos motivos de desinteresse do estudante quanto a escola e da perpetuação do mito de que certas disciplinas, como a química, são de difícil entendimento. Foi com o objetivo de contornar essa defasagem na aprendizagem da química que foi desenvolvido o trabalho em questão, cuja ideia central é criar e aperfeiçoar métodos lúdicos alternativos para que o estudante compreenda o conteúdo de maneira satisfatória, à exemplo, a ressonância química. Para tal, utilizaram-se de embalagens de leite fermentado, tal como as das marcas Yakult, de 80g, e Chamyto, 75g. Essas foram utilizadas para a demonstração do fenômeno da ressonância eletrônica das ligações químicas duplas alternadas, característicos de anéis aromáticos, como o benzeno, e outros compostos, como o buta-1,3-dieno. A partir desse material, foram construídas moléculas orgânicas, explicitando o tipo de hibridação das mesmas, sp3, sp2 ou sp, e de que forma as respectivas podem se associar na formação de compostos. Como resultado, obteve-se uma maneira mais pragmática de exemplificar o conteúdo abordado em sala de aula, sendo o material o objeto de estudo dos estudantes da terceira série do ensino médio do Colégio de Aplicação COLUNI-UFV. Dessa forma, os estudos com o material alternativo objetiva facilitar a abordagem do assunto direcionado a esse público. Além disso, convém ressaltar o caráter sustentável do material desenvolvido, uma vez que faz uso de embalagens já descartadas, isto é, promove a reciclagem das mesmas. Assim, o ensino da química nas escolas a partir de instrumentos lúdicos, vinculado a responsabilidade socioambiental da reciclagem, evidencia o modo que ambas as preocupações podem ser saciadas em conjunto. Sob esse ângulo, é possível que, através da pesquisa desenvolvida com os materiais alternativos, o aluno seja capaz de participar de forma mais interativa das aulas e ainda desenvolver noções de sustentabilidade e bioética, ao notar a tendência atual de reutilização de utensílios. |