Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6486

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Teórica Experimental
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor MIKAELA SANTOS MASCARENHAS
Orientador ADENILSON ABRANCHES MONTEIRO
Outros membros Kairo Alessandro Silva Mariano
Título Estudo da ressonância eletrônica das ligações químicas duplas alternadas por meio de modelos alternativos com embalagens de leites fermentados.
Resumo Entre os maiores desafios enfrentados pelo sistema de educação formal, destaca-se a falta de disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas, principalmente quando se trata da escola pública brasileira. Desse modo, uma série de disciplinas, que necessitam de atividades experimentais para a devida absorção do conteúdo, revelam-se de difícil assimilação por parte do aluno. Essa dificuldade na aprendizagem, resultante da indisponibilidade dos equipamentos exigidos para a compreensão, apresenta-se um dos motivos de desinteresse do estudante quanto a escola e da perpetuação do mito de que certas disciplinas, como a química, são de difícil entendimento. Foi com o objetivo de contornar essa defasagem na aprendizagem da química que foi desenvolvido o trabalho em questão, cuja ideia central é criar e aperfeiçoar métodos lúdicos alternativos para que o estudante compreenda o conteúdo de maneira satisfatória, à exemplo, a ressonância química. Para tal, utilizaram-se de embalagens de leite fermentado, tal como as das marcas Yakult, de 80g, e Chamyto, 75g. Essas foram utilizadas para a demonstração do fenômeno da ressonância eletrônica das ligações químicas duplas alternadas, característicos de anéis aromáticos, como o benzeno, e outros compostos, como o buta-1,3-dieno. A partir desse material, foram construídas moléculas orgânicas, explicitando o tipo de hibridação das mesmas, sp3, sp2 ou sp, e de que forma as respectivas podem se associar na formação de compostos. Como resultado, obteve-se uma maneira mais pragmática de exemplificar o conteúdo abordado em sala de aula, sendo o material o objeto de estudo dos estudantes da terceira série do ensino médio do Colégio de Aplicação COLUNI-UFV. Dessa forma, os estudos com o material alternativo objetiva facilitar a abordagem do assunto direcionado a esse público. Além disso, convém ressaltar o caráter sustentável do material desenvolvido, uma vez que faz uso de embalagens já descartadas, isto é, promove a reciclagem das mesmas. Assim, o ensino da química nas escolas a partir de instrumentos lúdicos, vinculado a responsabilidade socioambiental da reciclagem, evidencia o modo que ambas as preocupações podem ser saciadas em conjunto. Sob esse ângulo, é possível que, através da pesquisa desenvolvida com os materiais alternativos, o aluno seja capaz de participar de forma mais interativa das aulas e ainda desenvolver noções de sustentabilidade e bioética, ao notar a tendência atual de reutilização de utensílios.
Palavras-chave ressonância, química orgânica, ensino
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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