Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6484

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rafael Mendes Teixeira
Orientador JOAO PAULO VIANA LEITE
Outros membros FLAVIA CRISTINA PINTO GARCIA, GINIA CEZAR BONTEMPO, GUMERCINDO SOUZA LIMA, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Educação ambiental no circuito de áreas protegidas do campus ufv: definindo princípios e gestão integrada
Resumo As áreas protegidas da UFV abrangidas pelo presente projeto, sendo estas a Mata do Paraíso, Mata da Biologia e o Horto Botânico; têm sido locais de forte atuação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estas três áreas constituem juntas a maior parte das áreas verdes do Campus UFV (Viçosa) e também do município, com enorme potencial para promover benefícios significativos ao bem-estar da população local e às pesquisas que visam o uso sustentável da biodiversidade do bioma Mata Atlântica. Neste contexto, ocorreu no ano de 2015, a formação do Circuito de Áreas Protegidas da UFV, durante o I Seminário de Áreas Protegidas (SAP). O objetivo do Circuito foi articular os grupos, Trilheiros do Sauá, Geia-Mata e Horto Botânico, que trabalham com Educação Ambiental (EA) nas três áreas. Nesse contexto, o projeto busca continuar o processo de integração desses grupos, de forma a compartilhar as experiências de gestão e de diálogo com as práticas de pesquisa e de ensino realizadas em cada área. Suas ações consistem em produzir material didático, usando meios impressos e audiovisuais para divulgação do circuito e para os projetos de educação ambiental, inventariar as atividades de pesquisa, ensino e de extensão realizadas nos últimos três anos nos locais, cadastrar projetos e programas realizados nestas áreas que possam servir como conteúdo para educação ambiental e popularização da ciência, criar acervo de fotos das áreas e das atividades extensionistas realizadas nestes espaços, atuar na elaboração do seu plano de manejo e integrar todo material produzido em um site vinculado a instituição dedicado ao circuito. Com a realização da disciplina PRE 404 – Educação ambiental em áreas protegidas, a qual contou com a participação de estudantes de diferentes cursos, professores da rede pública de viçosa e região e professores de diferentes departamentos da UFV, consolidou-se um diálogo frequente ao longo do primeiro semestre de 2016 que levou a finalização da cartilha didática para visita de professores com seus alunos nas áreas protegidas, a produção de um vídeo institucional, início do acervo fotográfico e a idealização de uma exposição para a divulgação das mesmas para compor parte dos eventos dos 90 anos da UFV. Conclui-se que a construção participativa entre membros da universidade e professores de escolas públicas tem possibilitado a discussão sobre os vários temas que formam a base das ciências ambientais nas escolas, buscando definir em quais referenciais teóricos se sustentam as concepções sobre o trabalho pedagógico voltado à Educação Ambiental na escola. O projeto também será de grande importância para valorização das áreas verdes da UFV com a promoção do Circuito das Áreas Protegidas, através do fortalecimento dos grupos de Educação Ambientais atuantes, com a gestão integrada e compartilhada.
Palavras-chave Áreas protegidas, Educação ambiental, Gestão integrada
Forma de apresentação..... Painel
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