Resumo |
As áreas protegidas da UFV abrangidas pelo presente projeto, sendo estas a Mata do Paraíso, Mata da Biologia e o Horto Botânico; têm sido locais de forte atuação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estas três áreas constituem juntas a maior parte das áreas verdes do Campus UFV (Viçosa) e também do município, com enorme potencial para promover benefícios significativos ao bem-estar da população local e às pesquisas que visam o uso sustentável da biodiversidade do bioma Mata Atlântica. Neste contexto, ocorreu no ano de 2015, a formação do Circuito de Áreas Protegidas da UFV, durante o I Seminário de Áreas Protegidas (SAP). O objetivo do Circuito foi articular os grupos, Trilheiros do Sauá, Geia-Mata e Horto Botânico, que trabalham com Educação Ambiental (EA) nas três áreas. Nesse contexto, o projeto busca continuar o processo de integração desses grupos, de forma a compartilhar as experiências de gestão e de diálogo com as práticas de pesquisa e de ensino realizadas em cada área. Suas ações consistem em produzir material didático, usando meios impressos e audiovisuais para divulgação do circuito e para os projetos de educação ambiental, inventariar as atividades de pesquisa, ensino e de extensão realizadas nos últimos três anos nos locais, cadastrar projetos e programas realizados nestas áreas que possam servir como conteúdo para educação ambiental e popularização da ciência, criar acervo de fotos das áreas e das atividades extensionistas realizadas nestes espaços, atuar na elaboração do seu plano de manejo e integrar todo material produzido em um site vinculado a instituição dedicado ao circuito. Com a realização da disciplina PRE 404 – Educação ambiental em áreas protegidas, a qual contou com a participação de estudantes de diferentes cursos, professores da rede pública de viçosa e região e professores de diferentes departamentos da UFV, consolidou-se um diálogo frequente ao longo do primeiro semestre de 2016 que levou a finalização da cartilha didática para visita de professores com seus alunos nas áreas protegidas, a produção de um vídeo institucional, início do acervo fotográfico e a idealização de uma exposição para a divulgação das mesmas para compor parte dos eventos dos 90 anos da UFV. Conclui-se que a construção participativa entre membros da universidade e professores de escolas públicas tem possibilitado a discussão sobre os vários temas que formam a base das ciências ambientais nas escolas, buscando definir em quais referenciais teóricos se sustentam as concepções sobre o trabalho pedagógico voltado à Educação Ambiental na escola. O projeto também será de grande importância para valorização das áreas verdes da UFV com a promoção do Circuito das Áreas Protegidas, através do fortalecimento dos grupos de Educação Ambientais atuantes, com a gestão integrada e compartilhada. |