Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6480

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor VÍTOR PEREIRA CONTINI
Orientador DANIELLE RODRIGUES DE MORAES
Título COLUNI EM CENA: Festival de Teatro do Ensino Médio
Resumo O Teatro, já há algum tempo, vem sendo trabalhado como prática educativa. Atualmente, possui um lugar nas políticas nacionais de Educação, sendo considerado uma das linguagens artísticas a ser trabalhada dentro da disciplina Arte no currículo escolar. A experimentação que o teatro proporciona, através de seus conteúdos, objetivos e especificidades, tanto no que se refere ao ensino e à aprendizagem, quanto no que se refere à arte como manifestação humana permite que seja desenvolvido o senso estético, possibilitando ao envolvido lançar novo olhar sobre a sua realidade de modo que possa se perceber sujeito do seu processo e desenvolvimento, se reconhecendo na riqueza de sua cultura e de sua identidade. Tomando essas questões como foco importante para o ensino e aprendizagem de teatro, o projeto "Coluni em Cena - Festival de Teatro do Ensino Médio" do Colégio de Aplicação Coluni da UFV surgiu e foi desenvolvido pela área de Arte, sob coordenação da professora Danielle Moraes, em interdisciplinaridade com as áreas de Língua Portuguesa, História, Filosofia, Sociologia, Literatura, Língua Espanhola e o curso de Licenciatura em Dança da UFV. O projeto buscou promover a aproximação dos alunos com a linguagem teatral, a partir de um trabalho com quatro peças clássicas de teatro, sendo elas: Tragédia Medéia, de Eurípedes; Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente; Hamlet, de Willian Shakespeare; A Vida é Sonho, de Calderón de La Barca. Contou com diversas fases que variaram de oficinas de corpo, no Departamento de Dança da UFV, com alunos da disciplina "Práticas Pedagógicas do Ensino Médio", sob coordenação da professora Dra. Rosana Pimenta; oficinas de improvisação teatral; confecção de máscaras teatrais; estudos sobre cenário e figurino, até palestra sobre temas do teatro. O processo buscou embasar os alunos sobre a linguagem teatral de forma teórico-prática, para que pudessem aplicar todo o conhecimento adquirido, na montagem de uma adaptação das peças teatrais citadas acima. Além disso, contou com a habilidade dos alunos em entender o teatro como uma expressão artística, educacional e também interdisciplinar, com o viés de entender a disciplina de Arte como um componente obrigatório e importante do currículo escolar, como afirma as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). O projeto foi desenvolvido ao longo de todo o ano de 2015, com o foco principal de desenvolver o aspecto social e humano, a partir do conhecimento do teatro em suas dimensões artística, filosófica, histórica, social e antropológica e, assim, construir um sujeito com um pensar e agir crítico.
Palavras-chave teatro, linguagem teatral, interdisciplinaridade
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,69 segundos.