Resumo |
O projeto "Professor Informatizado" tem como proposta tornar acessível aos professores de matemática de educação básica, de Viçosa e região, e aos licenciandos do curso de matemática que atuam nas escolas o uso de computadores e softwares em suas aulas. Com o maior acesso de grande parte da população à computadores e outras tecnologias, houve um considerável aumento de programas e projetos que buscam a inclusão digital, pois não basta ter acesso à “máquina”, é preciso também usufruir de suas potencialidades. Neste contexto de inserção das tecnologias nas diferentes instâncias da sociedade, é importante refletir também sobre o seu uso em sala de aula e no ensino das disciplinas. Torna-se necessário criar ações de inclusão digital do professor, pois muitos deles, durante sua graduação ou em sua carreira docente, não tiveram a oportunidade de conhecer ou utilizar o computador como ferramenta de ensino. Aliado ao uso de softwares e tutoriais, o computador pode ser um poderoso recurso didático, tornando o ensino mais interativo e a aprendizagem mais dinâmica. Assim, através de cursos de capacitação voltados para professores, buscamos levar aos participantes as noções básicas quanto ao uso de softwares e atividades investigativas que foquem em conceitos matemáticos que podem ser explorados por meio desse recurso. Dentre as ações realizadas em anos anteriores, destacamos os cursos de Introdução à Estatística Básica com Openoffice Calc, de introdução ao Geogebra e do SuperLOGO. Dentre as ações futuras destacamos a melhoria nos cursos já oferecidos e a criação de outros, como o de atividades online do Laboratórios Virtuais (http://laboratorios.uaitec.mg.gov.br/). Considerando que a docência é uma atividade reflexiva não existindo uma formula pronta de como ensinar, ela exige dedicação envolvimento daqueles que lidam, diariamente com a sala de aula. O projeto visa assim oferecer oportunidades e espaços de capacitação para que os professores possam usufruir das possibilidades que os recursos computacionais abrem para a exploração das ideias matemáticas, tornando seu ensino mais dinâmico e significativo. |