Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6458

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Pedro Fernandes Paula Teixeira
Orientador MARLI REGINA DOS SANTOS
Outros membros Matheus Pinheiro Braz
Título Professor Informatizado
Resumo O projeto "Professor Informatizado" tem como proposta tornar acessível aos professores de matemática de educação básica, de Viçosa e região, e aos licenciandos do curso de matemática que atuam nas escolas o uso de computadores e softwares em suas aulas. Com o maior acesso de grande parte da população à computadores e outras tecnologias, houve um considerável aumento de programas e projetos que buscam a inclusão digital, pois não basta ter acesso à “máquina”, é preciso também usufruir de suas potencialidades. Neste contexto de inserção das tecnologias nas diferentes instâncias da sociedade, é importante refletir também sobre o seu uso em sala de aula e no ensino das disciplinas. Torna-se necessário criar ações de inclusão digital do professor, pois muitos deles, durante sua graduação ou em sua carreira docente, não tiveram a oportunidade de conhecer ou utilizar o computador como ferramenta de ensino. Aliado ao uso de softwares e tutoriais, o computador pode ser um poderoso recurso didático, tornando o ensino mais interativo e a aprendizagem mais dinâmica. Assim, através de cursos de capacitação voltados para professores, buscamos levar aos participantes as noções básicas quanto ao uso de softwares e atividades investigativas que foquem em conceitos matemáticos que podem ser explorados por meio desse recurso. Dentre as ações realizadas em anos anteriores, destacamos os cursos de Introdução à Estatística Básica com Openoffice Calc, de introdução ao Geogebra e do SuperLOGO. Dentre as ações futuras destacamos a melhoria nos cursos já oferecidos e a criação de outros, como o de atividades online do Laboratórios Virtuais (http://laboratorios.uaitec.mg.gov.br/). Considerando que a docência é uma atividade reflexiva não existindo uma formula pronta de como ensinar, ela exige dedicação envolvimento daqueles que lidam, diariamente com a sala de aula. O projeto visa assim oferecer oportunidades e espaços de capacitação para que os professores possam usufruir das possibilidades que os recursos computacionais abrem para a exploração das ideias matemáticas, tornando seu ensino mais dinâmico e significativo.
Palavras-chave Tecnologias Digitais, Matemática, Formação
Forma de apresentação..... Painel
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