Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6451

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Patrícia Silva Paiva
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Título Universidade e conhecimento: O programa Ciências sem Fronteiras e estudantes na relação Brain Drain/ Brain Gain
Resumo Devido a afastamentos de cientistas de suas origens, surge a necessidade de entendermos o fenômeno fuga/ atração de cérebros como expressão singular de mediações sociais e econômicas que entrecortam a produção cientifica. Não nos parece suficiente dizer que a fuga/ atração de cérebros ocorre em função da sociedade do conhecimento. Deste modo, com esta pesquisa, apoiada pelo CNPq, objetivamos analisar as relações de fuga/ atração de cérebros a partir da experiência de estudantes das áreas agrarias da Universidade Federal de Viçosa que participaram do programa Ciências sem Fronteiras- CsF, mais especificamente, buscamos analisar o potencial do programa CsF como fator para fuga/atração de cérebros e investigar os conhecimentos/aprendizagens acessados pelos estudantes que participaram do programa CsF. O referido programa surgiu em 2011 pelo governo federal, para incentivar a formação acadêmica de estudantes em universidades de excelência no exterior. Após o levantamento bibliográfico sobre o tema, realizamos entrevista semi- estruturada com vinte estudantes das áreas das agrárias da universidade Federal de viçosa. A entrevista continha dezessete questões. Os dados provenientes destas entrevistas foram tratados na perspectiva da Análise do Discurso Crítico (ADC) entrecruzados com a parte documental e bibliográficas. Mediante as respostas obtidas, identificamos que a maioria dos estudantes que participaram do programa pretende retornar para o exterior para criar uma carreira e possivelmente continuar a vida nestes países. Como conhecimento acessado pelos estudantes, estes garantem que foram conhecimentos mais pessoais do que acadêmicos. Diante disso, entendemos que o Brasil ainda tem muito a fazer para se consolidar no campo de países que possuem alto nível de capacitação profissional, bem como de se firmar como local atrativo para os profissionais brasileiros que se qualificam no exterior e ainda para se tornar atrativo também para profissionais altamente qualificados de países estrangeiros. Diante disso, entendemos que devem ser traçadas outras politicas de internacionalização e garantir a presença do país no campo cientifico de ponta, para não continuarmos perdendo grandes cérebros.
Palavras-chave Ciências Sem Fronteiras, internacionalização, intercambio e conhecimento
Forma de apresentação..... Painel
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