Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6448

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Educação
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor José Gomes Thomaz
Orientador RITA DE CASSIA DE ALCANTARA BRAUNA
Outros membros Dyjane dos Passos
Título Relação universidade-escola: o lugar do Pibid na formação de licenciandos nas áreas de Ciências Exatas e Biológicas
Resumo Este trabalho apresenta resultados finais da segunda etapa de um projeto de pesquisa intitulado “Relação universidade-escola: o lugar do Pibid na formação de licenciandos nas áreas de ciências exatas e biológicas” desenvolvido em uma Universidade Federal Mineira. O estudo teve como objetivos verificar a natureza da relação universidade-escola no programa; investigar como os saberes da profissão docente têm sido construídos e mobilizados pelos licenciandos no contexto formativo vivenciado pelos mesmos e verificar o lugar que o Pibid ocupa no processo de formação inicial desses. Para tal, nos valemos da abordagem qualitativa de pesquisa utilizando como técnica o grupo focal (GATTI, 2005) aplicado aos licenciandos nas áreas de Ciências Exatas (Matemática, Química e Física) e Biológicas. Na análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, conforme as orientações de Franco (2005). Contemplamos autores como Gatti, Barreto e André (2011), Pimenta (2009), Tardif (2010) e Zeichner (2010), no embasamento dessas análises tendo em vista suas relevantes produções no campo da formação de professores e na utilização da categoria saberes docentes. Os principais resultados da pesquisa apontam para uma experiência formativa mais integradora e diversificada no contexto de atuação do Pibid que mais se aproxima do fazer docente, ocupando este um lugar central e singular na formação inicial desses licenciandos com grande impacto sobre a construção da sua prática profissional docente e na identificação com a profissão; sugerem também, uma concentração de ações voltadas ao desenvolvimento de saberes da docência (TARDIF, 2010) – curriculares, experienciais, profissionais e pedagógicos - construídos e sistematizados pelos bolsistas por meio da intervenção no processo ensino-aprendizagem dos alunos, com maior ênfase nas atividades de planejamento, proposição e execução de novas metodologias de ensino nas escolas. Além disso, é possível notar o desenvolvimento de um senso crítico e reflexivo nos licenciandos através da reflexão sobre suas práticas, da prática dos supervisores e coordenadores; do contato com diferentes realidades escolares e contextos sociais proporcionados pela dinâmica do programa, do compartilhamento das experiências com os pares e nos confrontos do cotidiano da profissão; indispensável, segundo Tardif (2010), para o exercício da profissão. Verificamos também, que a vivência prática da profissão no contexto do programa, dada a complexidade da sala de aula e a diversidade que compõe o ambiente escolar, pode, em tese, favorecer a construção identitária dos licenciandos. Ficam evidenciadas ainda, a baixa eficácia da formação acadêmica no que diz respeito a articulação entre teoria e prática e a necessidade de se tomar a escola como espaço produtivo de aprendizagens, valorizando o contexto escolar e as experiências formativas vivenciadas nesse espaço pelos licenciandos, de modo a melhor prepará-los para a superação dos desafios da profissão.
Palavras-chave Pibid, formação de professores, saberes docentes
Forma de apresentação..... Oral
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