Resumo |
Este trabalho apresenta resultados finais da segunda etapa de um projeto de pesquisa intitulado “Relação universidade-escola: o lugar do Pibid na formação de licenciandos nas áreas de ciências exatas e biológicas” desenvolvido em uma Universidade Federal Mineira. O estudo teve como objetivos verificar a natureza da relação universidade-escola no programa; investigar como os saberes da profissão docente têm sido construídos e mobilizados pelos licenciandos no contexto formativo vivenciado pelos mesmos e verificar o lugar que o Pibid ocupa no processo de formação inicial desses. Para tal, nos valemos da abordagem qualitativa de pesquisa utilizando como técnica o grupo focal (GATTI, 2005) aplicado aos licenciandos nas áreas de Ciências Exatas (Matemática, Química e Física) e Biológicas. Na análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, conforme as orientações de Franco (2005). Contemplamos autores como Gatti, Barreto e André (2011), Pimenta (2009), Tardif (2010) e Zeichner (2010), no embasamento dessas análises tendo em vista suas relevantes produções no campo da formação de professores e na utilização da categoria saberes docentes. Os principais resultados da pesquisa apontam para uma experiência formativa mais integradora e diversificada no contexto de atuação do Pibid que mais se aproxima do fazer docente, ocupando este um lugar central e singular na formação inicial desses licenciandos com grande impacto sobre a construção da sua prática profissional docente e na identificação com a profissão; sugerem também, uma concentração de ações voltadas ao desenvolvimento de saberes da docência (TARDIF, 2010) – curriculares, experienciais, profissionais e pedagógicos - construídos e sistematizados pelos bolsistas por meio da intervenção no processo ensino-aprendizagem dos alunos, com maior ênfase nas atividades de planejamento, proposição e execução de novas metodologias de ensino nas escolas. Além disso, é possível notar o desenvolvimento de um senso crítico e reflexivo nos licenciandos através da reflexão sobre suas práticas, da prática dos supervisores e coordenadores; do contato com diferentes realidades escolares e contextos sociais proporcionados pela dinâmica do programa, do compartilhamento das experiências com os pares e nos confrontos do cotidiano da profissão; indispensável, segundo Tardif (2010), para o exercício da profissão. Verificamos também, que a vivência prática da profissão no contexto do programa, dada a complexidade da sala de aula e a diversidade que compõe o ambiente escolar, pode, em tese, favorecer a construção identitária dos licenciandos. Ficam evidenciadas ainda, a baixa eficácia da formação acadêmica no que diz respeito a articulação entre teoria e prática e a necessidade de se tomar a escola como espaço produtivo de aprendizagens, valorizando o contexto escolar e as experiências formativas vivenciadas nesse espaço pelos licenciandos, de modo a melhor prepará-los para a superação dos desafios da profissão. |