Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6445

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Rodrigo Musto Flôres
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Outros membros Amanda de Oliveira Barbosa, Ana Carolina Sabino Ferreira, Sofia Theodoro Prevatto da Fonseca
Título Os desdobramentos do Ensino de História Na Educação de Jovens e Adultos
Resumo A disciplina História, possui em si uma carga crítica que lhe é inerente, dessa maneira além de seu conteúdo formativo, essa disciplina possui a função de auxiliar os alunos a compreender a sociedade na qual estão inseridos. Buscando refletir sobre o trabalho do profissional docente, este projeto propõe a discussão das questões que tangem o ensino de jovens e adultos, no qual o Programa Institucional de Incentivo a Docência (PIBID) atua. A evolução da legislação que gerencia tal modalidade no Brasil, acompanha o desenvolvimento da própria história do país, já que se faz importante pensar tal variante quando esta ainda possuía caráter informal. Dessa forma é necessário considerar como fase precursora desse campo da educação, o período no qual a educação de adultos esteve vinculada aos preceitos da religião católica que visava à transmissão de sua doutrina através do catecismo. Contudo, os desdobramentos da legislação sobre o ensino de forma geral, apresentam uma grande modificação durante os anos subsequentes a Segunda Guerra Mundial, na qual o Brasil passa por um processo acentuado de industrialização e a necessidade de mão de obra para o setor secundário leva a modificações contundentes nas legislações que relacionam o ensino de jovens e adultos. Desta forma, esse período é caracterizado pelo advento de inúmeros cursos de caráter profissionalizantes por todo o país, e visava a atenção da demanda das industrias por trabalhadores qualificados. Quando se trata especificamente do ensino de ciências humanas no espaço escolar, não se pode perder de vista as medidas tomadas durante o período ditatorial no qual ocorreu o intenso esvaziamento da criticidade dos bancos escolares, devido a valorização ensino de disciplinas ligadas ao caráter de formação técnica em detrimento dos conteúdos de ciências humanas. Durante a ditadura militar, observa-se o recrudescimento nas políticas educacionais e o aumento cada vez mais contundente de modalidades de ensino que tangiam o caráter de supletivo, principalmente no EJA. A discussão sobre o papel da educação na formação humana do cidadão será retomada somente durante a elaboração da constituição de 1988, que em seu texto garante que qualquer modalidade de ensino visa à formação do cidadão e seu pleno desenvolvimento como ser ativo na sociedade. Essa mesma legislação considera ainda a formação para o mercado de trabalho, contudo, não limita esse como único objetivo da educação básica no Brasil. Para tanto o objetivo do presente esforço de pesquisa tange a estruturação do ensino de jovens e adultos e o desenvolvimento da nação e de seu conceito básico. Sendo assim, direcionados por uma disciplina que tem como base primordial, a formação de senso crítico dos estudantes, entendemos que, a modalidade de ensino contemplada pelo EJA, permite a maior abrangência de debates que articulam as temáticas de nosso cotidiano, e sendo assim, possuem importante papel para a construção de uma identidade e nacionalidade mais crítica.
Palavras-chave Ensino, História, EJA
Forma de apresentação..... Painel
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