Resumo |
A disciplina História, possui em si uma carga crítica que lhe é inerente, dessa maneira além de seu conteúdo formativo, essa disciplina possui a função de auxiliar os alunos a compreender a sociedade na qual estão inseridos. Buscando refletir sobre o trabalho do profissional docente, este projeto propõe a discussão das questões que tangem o ensino de jovens e adultos, no qual o Programa Institucional de Incentivo a Docência (PIBID) atua. A evolução da legislação que gerencia tal modalidade no Brasil, acompanha o desenvolvimento da própria história do país, já que se faz importante pensar tal variante quando esta ainda possuía caráter informal. Dessa forma é necessário considerar como fase precursora desse campo da educação, o período no qual a educação de adultos esteve vinculada aos preceitos da religião católica que visava à transmissão de sua doutrina através do catecismo. Contudo, os desdobramentos da legislação sobre o ensino de forma geral, apresentam uma grande modificação durante os anos subsequentes a Segunda Guerra Mundial, na qual o Brasil passa por um processo acentuado de industrialização e a necessidade de mão de obra para o setor secundário leva a modificações contundentes nas legislações que relacionam o ensino de jovens e adultos. Desta forma, esse período é caracterizado pelo advento de inúmeros cursos de caráter profissionalizantes por todo o país, e visava a atenção da demanda das industrias por trabalhadores qualificados. Quando se trata especificamente do ensino de ciências humanas no espaço escolar, não se pode perder de vista as medidas tomadas durante o período ditatorial no qual ocorreu o intenso esvaziamento da criticidade dos bancos escolares, devido a valorização ensino de disciplinas ligadas ao caráter de formação técnica em detrimento dos conteúdos de ciências humanas. Durante a ditadura militar, observa-se o recrudescimento nas políticas educacionais e o aumento cada vez mais contundente de modalidades de ensino que tangiam o caráter de supletivo, principalmente no EJA. A discussão sobre o papel da educação na formação humana do cidadão será retomada somente durante a elaboração da constituição de 1988, que em seu texto garante que qualquer modalidade de ensino visa à formação do cidadão e seu pleno desenvolvimento como ser ativo na sociedade. Essa mesma legislação considera ainda a formação para o mercado de trabalho, contudo, não limita esse como único objetivo da educação básica no Brasil. Para tanto o objetivo do presente esforço de pesquisa tange a estruturação do ensino de jovens e adultos e o desenvolvimento da nação e de seu conceito básico. Sendo assim, direcionados por uma disciplina que tem como base primordial, a formação de senso crítico dos estudantes, entendemos que, a modalidade de ensino contemplada pelo EJA, permite a maior abrangência de debates que articulam as temáticas de nosso cotidiano, e sendo assim, possuem importante papel para a construção de uma identidade e nacionalidade mais crítica. |