Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6444

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Edlene Maldonado Gama
Orientador EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO
Título Práticas de Educação Somática e de Dança na prevenção do Estresse no ambiente hospitalar
Resumo Este projeto de pesquisa investiga e analisa as contribuições das práticas somáticas e da dança na prevenção do estresse dos funcionários do Hospital São João Batista no município de Viçosa-MG. Mais especificamente busca identificar os elementos estressores no trabalho; averiguar se a atividade ocupacional exercida é percebida como estressante e trabalhar as disfunções psicossomáticas ligadas ao estresse. A importância desta pesquisa revela-se pela necessidade em minimizar os impactos causados por intensas e ininterruptas jornadas de trabalho destes profissionais da área de saúde. Os setores do hospital que participam desta pesquisa são: Higienização, Farmácia, Hemodinâmica, Serviço Social, Informática, Administração e Lavanderia, totalizando 60 participantes. As práticas somáticas são atividades relativamente simples, aliadas à respiração, interiorização e concentração que podem trazer bem estar físico e mental, bem como alívio para dores causadas pelo estresse. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica com revisão de literatura dos temas abordados nesta pesquisa como: educação somática, estresse, dança e disfunção psicossomática. Após aprovação do comitê de ética desta universidade deu-se início a coleta de dados em campo iniciando com a seleção dos participantes da pesquisa, e em seguida foi aplicado o Inventário de Sintomas de Stress de LIPP (2000). Ressalta-se que este inventário será aplicado também ao final da pesquisa. Além disso, outros instrumentos estão sendo utilizados pela bolsista no decorrer da pesquisa como: entrevistas focais e diário de bordo. Os dados serão tratados quanti-qualitativamente. Como resultados parciais, pela análise do diário de bordo, percebe-se que os participantes no momento da prática têm respondido positivamente às sessões de educação somática. No aspecto físico e mental já há alivio de dores e/ou tensões musculares e os participantes têm percebido melhor o seu corpo identificando certos desconfortos devido ao estresse, como mente em ritmo acelerado, tensões principalmente nos ombros, costas e pescoço, respiração torácica ofegante com dificuldade para realizar a respiração abdominal, dificuldade em se concentrar e relaxar e aperto nas mandíbulas. Também nota-se maior amplitude de movimentos de certas partes do corpo devido ao relaxamento muscular que os exercícios vêm proporcionando. Esta pesquisa tem se revelado bastante eficaz, no momento em que ela traz à consciência dos participantes sobre a importância de se conhecer mais de perto o problema do estresse. As alterações fisiológicas do organismo, que aparecem como sintomas no corpo físico, só começaram a ser notadas pelos participantes da pesquisa após o inicio das sessões somáticas; visto que o estresse, na maioria das vezes, não é percebido como tal e as pessoas não dão a devida importância ao problema.
Palavras-chave educação somática, síndromes doloridas, estresse.
Forma de apresentação..... Oral
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