Resumo |
O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com o intuito de compreender o seu papel indutor de formação docente e avaliar seus significados. Este Programa foi criado num contexto político de grande ansiedade por melhorias na qualidade da educação brasileira. Em 2007 os dados revelaram que a procura pelos cursos de licenciaturas estava diminuindo a cada ano. Tal fato provocou a necessidade de rever esta situação a partir de iniciativas envolvendo o professor, a sua formação, a sua inserção nas redes públicas de ensino. Direcionado inicialmente às Instituições Federais de Ensino e atendendo cerca de 3.000 bolsistas em 2007, das áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, o Pibid expandiu-se rapidamente, incluindo Universidades Públicas Estaduais, Municipais e Comunitárias, abrangendo todas as licenciaturas. Em 2012 chegou-se a 40.092 Licenciados, 3052 Coordenadores de Área e 6177 Professores Supervisores, num total de 49.321 bolsas. Em 2014 alcança 90.254 bolsistas, distribuídos em 855 campi, de 284 instituições formadoras públicas e privados. Com o objetivo de valorizar o magistério inserindo os estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública promove a integração entre Educação Superior e Educação Básica. O fato de envolver professores formadores de professores, graduandos/licenciandos e professores da escola básica, faz do Pibid uma experiência de aprendizagens múltiplas, de vivências diversas, transdisciplinando o conhecimento e formando professores em amplo sentido, pois todos os envolvidos aprendem de modo constante. O Pibid tem se constituído como um programa que vem alterando o quadro da formação docente ao estabelecer essa integração. Os impactos do Programa são geralmente apresentados em sua positividade. Convém, porém, questionar suas limitações. Qual seu papel no processo de formação docente? Quais seus significados? Esta pesquisa é de natureza qualitativa, fazendo uso de documentos e da aplicação de questionários para estudantes, supervisores e coordenadores de área. O trabalho está em fase de coleta de dados. A partir da análise dos dados obtidos através de relatórios, evidencia-se uma compreensão complexa da prática do Pibid. Tal fato nos confirma a hipótese inicial desta pesquisa: os trabalhos acadêmicos divulgadores do Pibid evidenciam práticas relatadas por bolsistas que desenvolvem um trabalho satisfatório e coerente com as orientações propostas para o programa. No entanto, encontramos contradições na prática dos subprojetos dentro de uma mesma instituição. Um fato que se evidencia através dos resultados parciais é que este programa tem ajudado a reafirmar a escolha profissional dos estudantes. Pesquisar este Programa, em sua essência, é uma forma de consolidá-lo e garantir sua continuidade na agenda das políticas públicas educacionais. Para isso é preciso evidenciar suas lacunas e limites, preocupação básica deste trabalho. |