Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6413

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maiane da Silva Fernandes
Orientador LUANA VIEIRA TOLEDO
Outros membros Amanda Martins Lopes, DEISE MOURA DE OLIVEIRA, ERIKA ANDRADE E SILVA, Geisiane de Souza Costa, Jércica Lopes de Lima, Nayara Cassimiro Vieira, Tiago da Silva Felipe
Título O técnico de enfermagem e o tratamento de lesões cutâneas: o uso da simulação realística nas oficinas de educação permanente.
Resumo Introdução: A técnica de simulação realística é um método de ensino que possibilita a reprodução das particularidades de uma dada situação a fim de proporcionar interatividade e realismo para os participantes. Neste sentido, os membros do Projeto de Educação Permanente (PEP) direcionado aos técnicos de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS) identificaram à necessidade de aplicá-la como método de ensino-aprendizagem durante a oficina de reflexão sobre o papel do técnico de enfermagem no tratamento de lesões cutâneas. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada durante a oficina de educação permanente sobre avaliação de feridas realizada com os técnicos de enfermagem. Descrição: Trata-se de um relato de experiência de uma oficina educativa do PEP direcionado aos técnicos de enfermagem da APS do município de Viçosa-MG, realizada em junho de 2016, cujo objetivo foi discutir o papel dos técnicos de enfermagem durante o tratamento de lesões cutâneas. Utilizou-se como método de ensino-aprendizagem a simulação realística, na qual foram reproduzidas feridas encontradas rotineiramente na APS, utilizando-se de manequins. Antes de iniciar a simulação, foi proposta uma dinâmica para a reflexão sobre o tema a fim de valorizar os conhecimentos já construídos pelos técnicos de enfermagem visando o fortalecimento da construção coletiva e da troca de saberes. Resultados: A oficina apresentou duração média de três horas e contou com a participação de 10 técnicos de enfermagem. Um dos técnicos foi sorteado para participar como protagonista da simulação, realizando a troca do curativo presente no manequim. Ao final do procedimento foram levantados os pontos negativos e positivos, constituindo-se um espaço de diálogo e construção coletiva de conhecimento pautado na vivencia e problematização da situação apresentada. O método se mostrou de suma importância na realização das atividades, pois permitiu que os participantes adequassem seu comportamento de acordo com o cenário apresentado, identificando as potencialidades e fragilidades. Ao final da oficina foi realizada uma avaliação por meio de uma escala de likert obtendo como resultado bom/ótimo. Conclusão: A utilização da simulação realística como método de ensino-aprendizagem, possibilitou o enriquecimento da oficina ao contemplar a prática do técnico de enfermagem, dando a equipe e aos participantes a oportunidade de construção coletiva.
Palavras-chave Técnico de enfermagem, educação permanente, feridas.
Forma de apresentação..... Painel
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