ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ensino na saúde |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Maiane da Silva Fernandes |
Orientador |
LUANA VIEIRA TOLEDO |
Outros membros |
Amanda Martins Lopes, DEISE MOURA DE OLIVEIRA, ERIKA ANDRADE E SILVA, Geisiane de Souza Costa, Jércica Lopes de Lima, Nayara Cassimiro Vieira, Tiago da Silva Felipe |
Título |
O técnico de enfermagem e o tratamento de lesões cutâneas: o uso da simulação realística nas oficinas de educação permanente. |
Resumo |
Introdução: A técnica de simulação realística é um método de ensino que possibilita a reprodução das particularidades de uma dada situação a fim de proporcionar interatividade e realismo para os participantes. Neste sentido, os membros do Projeto de Educação Permanente (PEP) direcionado aos técnicos de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS) identificaram à necessidade de aplicá-la como método de ensino-aprendizagem durante a oficina de reflexão sobre o papel do técnico de enfermagem no tratamento de lesões cutâneas. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada durante a oficina de educação permanente sobre avaliação de feridas realizada com os técnicos de enfermagem. Descrição: Trata-se de um relato de experiência de uma oficina educativa do PEP direcionado aos técnicos de enfermagem da APS do município de Viçosa-MG, realizada em junho de 2016, cujo objetivo foi discutir o papel dos técnicos de enfermagem durante o tratamento de lesões cutâneas. Utilizou-se como método de ensino-aprendizagem a simulação realística, na qual foram reproduzidas feridas encontradas rotineiramente na APS, utilizando-se de manequins. Antes de iniciar a simulação, foi proposta uma dinâmica para a reflexão sobre o tema a fim de valorizar os conhecimentos já construídos pelos técnicos de enfermagem visando o fortalecimento da construção coletiva e da troca de saberes. Resultados: A oficina apresentou duração média de três horas e contou com a participação de 10 técnicos de enfermagem. Um dos técnicos foi sorteado para participar como protagonista da simulação, realizando a troca do curativo presente no manequim. Ao final do procedimento foram levantados os pontos negativos e positivos, constituindo-se um espaço de diálogo e construção coletiva de conhecimento pautado na vivencia e problematização da situação apresentada. O método se mostrou de suma importância na realização das atividades, pois permitiu que os participantes adequassem seu comportamento de acordo com o cenário apresentado, identificando as potencialidades e fragilidades. Ao final da oficina foi realizada uma avaliação por meio de uma escala de likert obtendo como resultado bom/ótimo. Conclusão: A utilização da simulação realística como método de ensino-aprendizagem, possibilitou o enriquecimento da oficina ao contemplar a prática do técnico de enfermagem, dando a equipe e aos participantes a oportunidade de construção coletiva. |
Palavras-chave |
Técnico de enfermagem, educação permanente, feridas. |
Forma de apresentação..... |
Painel |