Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6408

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Marcos Paulo de Freitas Silvino
Orientador PROSPERO BRUM PAOLI
Outros membros Maurício Vágner Guimarães, Renata Machado Teixeira, Victor Lana Gonçalves
Título Programa Segundo Tempo - UFV
Resumo Introdução: O PST – UFV teve início em 2012 e contribuiu para a capacitação dos profissionais e futuros profissionais na área do esporte educacional, através da vivência de situações concretas de ensino-aprendizagem, consolidando desta maneira o tripé ensino, pesquisa e extensão. No Ensino, atendeu aos interesses da comunidade acadêmica discente com atividades esportivas. Na Pesquisa, oportunizou aos monitores e coordenadores a possibilidade de criarem e se incluírem em discussões intelectuais com a temática Esporte Educacional nos grupos de estudo e capacitações, resultando inclusive em estudos apresentados em seminários, congressos e simpósios. Por fim, na Extensão, criou espaço para os estudantes iniciarem-se no campo da prática.
Objetivos: Promover o esporte educacional participativo no ambiente universitário, contribuir para a que o aluno se torne crítico em meio a sociedade, oportunizar a educação pelo lazer e para o lazer.
Principais ações: O Programa Segundo Tempo – UFV oportunizou de forma gratuita no campus, atividades esportivas sistematizadas com supervisão técnica e pedagógica, ampliando o rol de possibilidades de lazer para acadêmicos e também para os viçosenses. Foram desenvolvidas atividades desportivas, atividades complementares, além dos temas transversais trabalhados no núcleo esporte adaptado: saúde, meio ambiente, cultura e família.
Resultados: O PST – UFV atendeu 5480 beneficiados até junho de 2016, desse total temos aproximadamente 22% (1193) de moradia estudantil e 18% (990) de estudantes bolsistas de Assistência Estudantil. A proporção de beneficiados por sexo é aproximadamente 54% do sexo feminino. Quanto a modalidade acadêmica há uma diferença significativa entre alunos de graduação (80%) e pós-graduação (20%). Quanto aos beneficiados pertencentes a comunidades e ou grupos raciais, o atendimento do PST – UFV, teve um impacto significativo, pois são 565 (12%) beneficiados afrodescendentes, 53 (1%) de grupos/comunidades indígenas e 5 (0,09%) de comunidades quilombolas. Buscamos sempre estar de acordo com as diretrizes do Programa, que regimenta que a prioridade de atendimento é para pessoas em quadro de vulnerabilidade socioeconômica.
Conclusões: O Programa Segundo Tempo UFV atingiu as metas estipuladas pelo Ministério dos Esportes (ME), no início do convênio em 2012. Nos tornamos referência no que diz respeito ao atendimento nas linhas especiais do Programa, Universitário e Esportes Adaptados A Universidade atendeu todas as contrapartidas solicitadas pelo ME para que o Programa atendesse um número de beneficiados cada vez maior, medida essa que possibilitou o atendimento de mais de 800 beneficiados por período, preenchendo assim uma lacuna no que diz respeito a prática do esporte educacional participativo dentro da UFV. O Programa deixou como legado a possibilidade de manter a oferta dessas atividades, tal ação fomentaria a prática esportiva no campus e ampliaria as possibilidades de esporte e lazer na UFV.
Palavras-chave Programa Segundo Tempo, Esporte Educacional, Lazer
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,68 segundos.