Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6403

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Meio Ambiente e Conservação da Natureza
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Bolsa CNPq/Balcão
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruno Leão Said Schettini
Orientador CARLOS MOREIRA MIQUELINO ELETO TORRES
Outros membros Eliana Boaventura Bernardes Moura Alves, LAERCIO ANTONIO GONCALVES JACOVINE, Paulo Henrique Villanova, Samuel José Silva Soares da Rocha
Título Diagnóstico socioeconômico e ambiental em bacia hidrográfica no Estado de Minas Gerais visando o pagamento por serviços ambientais.
Resumo A utilização de métodos participativos para avaliar a adequação as leis ambientais de propriedades rurais, análise do perfil do produtor rural e para planejamento do desenvolvimento de comunidades é uma importante ferramenta para o manejo dos recursos naturais e para o desenvolvimento rural sustentável de uma região. O diagnóstico rural é um método participativo e pode ser definido como uma atividade sistemática, semi-estruturada, realizada por uma equipe de profissionais capacitados para obter informações sobre determinada comunidade, por meio de aplicação de questionários. A bacia do Rio Xopotó está inserida na cabeceira da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, na região da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, e é caracterizada por população de baixa renda e baixo Índice de Desenvolvimento Humano. A proposta de trabalho pode ser definida como uma estratégia para conservação dos recursos naturais e para manutenção dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas, com o objetivo de conhecer o perfil do produtor rural da região bem como estabelecer um valor para o possível recebimento por pagamentos por serviços ambientais, como forma de valorizar a preservação ambiental. Para compilação dos dados foram aplicados 20 questionários socioeconômico e ambiental no município de Porto Firme – Estado de Minas Gerais e foi constatado que 42% dos chefes de família possuem ensino fundamental incompleto. A região é caracterizada por pequenas propriedades rurais, com as áreas protegidas por lei, na maioria delas, encontrando-se alteradas devido a retirada de madeira para consumo nas propriedades ou para implementação de culturas agrícolas ou pecuária. Quanto a disposição a receber dos produtores rurais para a preservação das florestas em suas propriedades, foram obtidas respostas que oscilaram entre R$80,00 e R$290 ha/ano. O processo de compensação ou pagamento por serviços ambientais pode ser útil para promover a conservação ambiental e a inclusão social, uma vez que cada produtor se sentirá parte do processo de transformação da realidade ambiental, cumprindo os seus deveres e entendendo o seu papel como cidadão.
Palavras-chave Pagamentos por Serviços Ambientais, Conservação Ambiental, Diagnóstico Participativo.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.