Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6400

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Thayná Luana Borges
Orientador ROSA CRISTINA PORCARO
Outros membros Adriele Aparecida Miranda
Título A gestão participativa na escola
Resumo O presente trabalho se refere a um estudo sobre o processo de gestão escolar no ensino fundamental e suas dificuldades. Trata-se de uma pesquisa realizada em duas escolas municipais localizadas em Viçosa-MG que visou verificar como se dá o processo de gestão participativa dessas instituições. Entendemos que a gestão escolar participativa é o resultado da interação e da participação democrática de toda comunidade escolar, trazendo assim bons resultados para todos os envolvidos no processo de aprendizagem, principalmente aos discentes. A população analisada foi formada por diretores, professores, funcionários e equipe pedagógica de ambas as escolas. Para fins de análise, foi utilizado na coleta de dados os seguintes materiais: pesquisa bibliográfica, para que melhor entendêssemos a temática em análise, observação da rotina dos diferentes membros dos segmentos da comunidade escolar, análise documental, sendo este o projeto político pedagógico, aplicação de questionários específicos para os distintos grupos, contendo questões individuais e conjuntas, relacionadas à questão da participação nas decisões tomadas na escola, sobre a relação família, equipe pedagógica, funcionários, diretores e comunidade, sobre as medidas tomadas pela gestão escolar em prol da defesa de uma escola participativa e democrática. Também realizamos perguntas relacionadas à presença dos pais na vida escolar de seus filhos, auxiliando, assim, para que as pesquisadoras deste trabalho compreendessem como se rege a democracia em ambas as escolas. Com este trabalho, observou-se a rotina das escolas e analisou-se a gestão participativa e democrática em ambas. Durante a coleta de dados, foram fornecidas todas as informações solicitadas. Assim, conseguimos reafirmar a importância da união de toda comunidade escolar na construção da gestão democrática e de seu benefício no processo pedagógico. Observamos que a democratização da gestão é um caminho que possibilita melhorias na qualidade da educação. Sendo assim, percebemos a necessidade de uma maior integração entre todos os envolvidos na escola - professores, equipe pedagógica, funcionários, pais, comunidade e o próprio alunado.
Palavras-chave Gestão escolar democrática, participação, família-escola
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.