Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6399

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Amanda Morais Polati
Orientador DEISE MOURA DE OLIVEIRA
Título O intercâmbio na modalidade graduação-sanduíche como oportunidade de vivências no campo da pesquisa: relato de experiência
Resumo Introdução: na realidade de um intercâmbio na modalidade de graduação-sanduíche é previsto que o envolvimento do discente em atividades de investigação científica seja encorajado pelos orientadores do país de destino. Tal experiência torna-se ainda mais relevante na área da Enfermagem, cuja inserção no campo da investigação científica é historicamente recente, com maior incremento nas últimas três décadas. Entretanto, evidencia-se empiricamente que a internacionalização tem propiciado escassa experiência do estudante da área da saúde em atividades de pesquisa. Objetivo: relatar a experiência de iniciação científica vivenciada por uma discente de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa durante o período de intercâmbio. Descrição das principais ações: a experiência com iniciação científica ocorreu no College of Nursing na University of Florida (UF), localizado em Gainesville, no Estado da Flórida, no período de maio a julho de 2015. Esta se inscreveu no percurso do intercâmbio nos Estados Unidos da América (EUA), realizado durante 16 meses, na modalidade graduação-sanduíche, no âmbito do programa do governo federal denominado “Ciência sem Fronteiras”. A participação da discente se deu na pesquisa intitulada “Cranial Stimulation for Symptom Management in Breast Cancer”, sob a orientação de uma docente da UF. A participação discente concentrou-se na realização de revisões da literatura acerca da temática estudada e na codificação de escalas de dor de 165 participantes da pesquisa, que se deu após a coleta de dados realizada por estudantes de graduação e pós-graduação que compunham a equipe da pesquisa. Resultados: as potencialidades da experiência deram-se inicialmente no aprendizado acerca de como realizar pesquisa em bases de dados internacionais. Paralelamente eram realizados grupos de estudo, com o objetivo de debater as evidências atuais, o que possibilitava o aprimoramento do idioma e a ampliação do conhecimento sobre o tema, potencializando a capacidade interpretativa diante dos dados coletados no estudo durante o processo de análise dos dados. O apoio incondicional da docente orientadora e das docentes do grupo de pesquisa, durante todo o processo, foi indispensável para a realização bem sucedida das atividades propostas durante a experiência da iniciação científica. Vivenciar tal experiência no âmbito da graduação, em outro país, transcende o crescimento somente acadêmico, uma vez que participar da produção da ciência constitui uma responsabilidade social importante assumida pela universidade. Conclusões: verificou-se que o processo de internacionalização possibilitou a discente a construção de relações internacionais que contribuíram para a expansão do seu conhecimento científico global da/na Enfermagem, o que conferiu um aprendizado e crescimento singular, tanto pessoal quanto acadêmico, durante o seu processo formativo na Universidade Federal de Viçosa. Além de contribuir para o desenvolvimento da Enfermagem como ciência do cuidar.
Palavras-chave Enfermagem, Internacionalidade, Educação.
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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