Resumo |
Este projeto tem como objetivo principal proporcionar o ensino de Língua Espanhola no Cursinho Popular Paula Cândido, que desde o ano passado foi transferido para a comunidade quilombola de Airões, visando atender a demanda da comunidade e da região, preparando os alunos para realizar o Enem e, como objetivos específicos, romper com os mitos acerca da língua, promover a articulação entre as licenciandas de língua espanhola e das demais disciplinas, neste e em outros cursinhos populares e propiciar à área de metodologias de ensino de língua espanhola a criação de novas formas de ensinar de acordo com o contexto de um curso pré-vestibular para as camadas populares. Para tal, foram desenvolvidas aulas de Espanhol para jovens e adultos de diferentes níveis de ensino do distrito de Airões e seu entorno. A maioria das ações previstas até o momento foram desenvolvidas, incluídas as reuniões semanais com a coordenação do projeto para planejamento do curso, preparação das aulas e avaliação das mesmas, as reuniões semanais com os educadores do CPPC para avaliação e planejamento dos objetivos comuns, e as avaliações qualitativa e quantitativa por meio da observação das aulas. Até o presente momento, conseguimos romper com os mitos que existem acerca da aprendizagem de língua espanhola, conseguimos também um bom desenvolvimento das aulas, além de um bom relacionamento entre os educandos e a educadora. O principal impacto social alcançado refere-se a compreensão dos conteúdos por parte dos educandos e a ampliação do conhecimento de mundo especialmente relacionado ao universo das culturas hispânicas. Esperamos, até a conclusão deste projeto, a capacitação dos alunos para a leitura autônoma de textos em Espanhol; o reconhecimento do papel de formadora e agente de transformação social por parte das graduandas envolvidas no projeto, bolsista e voluntária; atender à carência de aulas de língua espanhola e a aprovação dos alunos do cursinho no Enem, assim como conscientização da desvinculação da língua espanhola à língua portuguesa e o reconhecimento da necessidade de estudar a primeira. As principais dificuldades encontradas estão relacionadas com a evasão de alunos e a quantidade de aulas de espanhol, o número de aulas é muito reduzido, o que dificulta o desenvolvimento de todos os conteúdos planejados. |