Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6392

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Érica de Souza Batalha
Orientador CARLOS FERRER PLAZA
Outros membros Clarisse Aparecida da Silva Oliveira
Título Espanhol no Cursinho Popular: cidadania e formação de professores
Resumo Este projeto tem como objetivo principal proporcionar o ensino de Língua Espanhola no Cursinho Popular Paula Cândido, que desde o ano passado foi transferido para a comunidade quilombola de Airões, visando atender a demanda da comunidade e da região, preparando os alunos para realizar o Enem e, como objetivos específicos, romper com os mitos acerca da língua, promover a articulação entre as licenciandas de língua espanhola e das demais disciplinas, neste e em outros cursinhos populares e propiciar à área de metodologias de ensino de língua espanhola a criação de novas formas de ensinar de acordo com o contexto de um curso pré-vestibular para as camadas populares. Para tal, foram desenvolvidas aulas de Espanhol para jovens e adultos de diferentes níveis de ensino do distrito de Airões e seu entorno. A maioria das ações previstas até o momento foram desenvolvidas, incluídas as reuniões semanais com a coordenação do projeto para planejamento do curso, preparação das aulas e avaliação das mesmas, as reuniões semanais com os educadores do CPPC para avaliação e planejamento dos objetivos comuns, e as avaliações qualitativa e quantitativa por meio da observação das aulas. Até o presente momento, conseguimos romper com os mitos que existem acerca da aprendizagem de língua espanhola, conseguimos também um bom desenvolvimento das aulas, além de um bom relacionamento entre os educandos e a educadora. O principal impacto social alcançado refere-se a compreensão dos conteúdos por parte dos educandos e a ampliação do conhecimento de mundo especialmente relacionado ao universo das culturas hispânicas. Esperamos, até a conclusão deste projeto, a capacitação dos alunos para a leitura autônoma de textos em Espanhol; o reconhecimento do papel de formadora e agente de transformação social por parte das graduandas envolvidas no projeto, bolsista e voluntária; atender à carência de aulas de língua espanhola e a aprovação dos alunos do cursinho no Enem, assim como conscientização da desvinculação da língua espanhola à língua portuguesa e o reconhecimento da necessidade de estudar a primeira. As principais dificuldades encontradas estão relacionadas com a evasão de alunos e a quantidade de aulas de espanhol, o número de aulas é muito reduzido, o que dificulta o desenvolvimento de todos os conteúdos planejados.
Palavras-chave Língua espanhola, cursinho popular, agente de transformação social.
Forma de apresentação..... Painel
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