Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6388

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Juliana Iris Bernardo Ferreira
Orientador HELIO PAULO PEREIRA FILHO
Outros membros VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA
Título A política pública de alimentação escolar como espaço educador sustentável de construção de saberes em Viçosa/MG
Resumo Neste trabalho partimos do entendimento que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma dentre as diversas situações nas quais as atividades educativas podem ser desenvolvidas. E que quando bem aproveitado pode tornar-se em um ambiente efetivamente favorável para a construção de espaços educadores sustentáveis. A dinâmica do programa cria a possibilidade para a discussão de diversos temas, tais como: a relação do agricultor com a natureza, o uso dos recursos naturais, e as relações de trabalho da agricultura familiar. Desse modo, aproveitando o espaço criado pelo PNAE na escola Estadual Effie Rolfs localizada em Viçosa/MG, apresenta-se o relato de uma atividade realizada com os alunos do 9° ano do ensino fundamental. O principal objetivo da atividade aqui apresentada foi a identificação dos limites e das possibilidades do PNAE como espaço educador sustentável, buscando uma contribuição à abordagem de conteúdos ambientais na escola.
Sendo o programa um elemento da vivência cotidiana dos alunos nas escolas, um questionamento foi tomando força: Quais são as possibilidades pedagógicas do PNAE como espaço educador sustentável? Tais espaços podem ser definidos como aqueles que possuem uma intencionalidade pedagógica de se constituir em referências de sustentabilidade socioambiental. É em busca da resposta a esse questionamento que se delineou esse trabalho, na tentativa de se estabelecer um diálogo pedagógico do programa com os conteúdos escolares relacionados as questões ambientais.
Na etapa inicial do trabalho foi realizada a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados sobre o programa e uma breve pesquisa exploratória para saber a real viabilidade de realização da atividade. Durante a segunda etapa, buscamos mapear os agricultores colaboradores da referida escola e qual a sua dinâmica para entrega do alimento. Dentre os três agricultores, o escolhido para a atividade foi o Sr. Jesus morador da comunidade do Cascalho zona rural do distrito de São José do Triunfo.Já na terceira etapa do trabalho, para que a fala do Sr. Jesus fosse ilustrada e para que os alunos tivessem a real dimensão de onde vem o alimento que eles consomem diariamente, realizamos uma visita até a propriedade do agricultor afim de fotografar a forma de produção dos alimentos fornecidos. Na quarta etapa se deu a realização da aula teórica que contou com a presença e a exposição do Sr. Jesus sobre o processo de produção agroecológica de sua propriedade.
Mesmo diante da necessidade e da impossibilidade de continuidade e extensão da proposta apresentada por parte da autora, espera-se que o ambiente criado favoreça a discussão em aulas posteriores, de outros temas que não foram abordados nessa atividade. Conclui-se que a dinâmica apresentada revelou grandes possibilidades para a discussão de diversos temas que perpassam as questões ambientais. O encontro proposto foi permeado de muito aprendizado, emoção e reconhecimento.
Palavras-chave PNAE, educação ambiental, política pública
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.