Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6384

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor José Olímpio Botelho Barbosa Mendes de Almeida
Orientador ANDRE GOMES TORRES
Outros membros Allan Fagner Cupertino, HEVERTON AUGUSTO PEREIRA
Título Inversores Multifuncionais para Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica
Resumo Fontes de energia renováveis tem experimentado um enorme crescimento na última década, e entre essas diferentes formas de geração, o seguimento de energia que mais cresce no mundo é o da fotovoltaica. O uso de células fotovoltaicas é um método comum na geração de energia elétrica a partir da energia emitida pelo sol. Em 2014 a energia solar representou metade do investimento em energia limpa no mundo.
Com a entrada da geração fotovoltaica na baixa tensão, inversores devem ser projetados de forma a garantir uma operação adequada para diferentes condições da rede, sendo essencialmente importante projetar algoritmos de controle que garantem robustez e segurança na operação sob uma rede elétrica desbalanceada.
A ocorrência de afundamentos de tensão normalmente dão origem a redes desbalanceadas conectadas ao inversor.Este distúrbio é um dos mais importantes que afetam a qualidade da energia elétrica (QEE). Nessas condições as correntes injetadas na rede perdem a sua característica balanceada, dando origem a transitórios de corrente indesejados, além de gerar oscilações descontroladas na potência ativa e reativa instantânea entregues à rede. Essas oscilações de potência, principalmente de potência ativa, implicam diretamente em grandes oscilações de barramento cc. Logo, há uma piora no algoritmo no seguimento do ponto de máxima potência (MPPT), o que piora a eficiência do sistema.
Buscando uma solução para esse problema, quatro diferentes estratégias de controle de oscilação de potência foram pesquisadas e comparadas. Cada uma delas com características específicas, tais como cancelamento das oscilações de potência ativa, injeção de correntes senoidais balanceadas, ou regulação da injeção de correntes de sequência positiva e negativa.
A regulação da corrente a ser injetada pelos conversores conectados a rede é de principal importância para que as potências se mantenham constantes em condições de afundamentos de tensão. Desse modo, o estudo específico do controle de oscilações de potência no inversor durante afundamentos de tensão na rede faz-se necessário e de grande importância para a integração de sistemas fotovoltaicos à rede elétrica.
Palavras-chave Afundamento desequilibrado, Sistema fotovoltaicos, Teoria da Potência Instantânea
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.