Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6383

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Sínthia Luzia de Oliveira
Orientador WAGNER BARBOSA BATELLA
Título O ensino de Geografia e Educação ambiental: A escola e a comunidade como sujeitos transformadores
Resumo Com o desenvolvimento do setor industrial, surge também um nova sociedade extremamente consumista e, consequentemente, um grande montante de lixo é produzido, o qual, caso não tenha o devido tratamento, pode causar grande prejuízo ao meio ambiente. Desta forma, com o objetivo de criar consciência ambiental, se faz necessário trabalhar essa temática desde cedo no ambiente escolar. Articulando tal demanda com incursões da universidade na escola, tem-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Trata-se de uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), envolvendo licenciandos que desenvolvem atividades didático-pedagógicas junto aos estudantes das escolas parceiras. O subprojeto Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade é um projeto da Geografia que atua na Escola Municipal Dr Arthur Bernardes, situada no Bairro Novo Silvestre, Região periférica de Viçosa-MG. A localização da escola possibilita a realização de um trabalho em conjunto da escola com a comunidade, apesar de atender estudantes oriundos de áreas rurais, o grande público de alunos é do próprio Bairro. Dentre as atividades realizadas pelo PIBID, destaca-se uma gincana que teve por finalidade abordar alguns conteúdos de forma interdisciplinar, e que despertasse no estudante um novo olhar diante da realidade, principalmente no que se refere a relação sociedade e natureza, em que ele possa se ver como um agente transformador, contribuindo para a conscientização ambiental. Essa atividade envolveu pessoas que fazem parte do espaço escolar, e também os que estão fora dele, de forma que a comunidade se tornasse participativa nas atividades escolares, e a escola vivenciasse a realidade dos moradores. Para a realização da gincana foram realizadas durante uma semana atividades com os alunos de 5º ao 9º ano, organizada por bolsistas do PIBID de Geografia, com apoio dos professores e bolsistas de outras disciplinas e dos funcionários da escola. Os estudantes foram divididos em 6 equipes, com 15 integrantes em média. As atividades não eram realizadas em turno de aula, deixando-os mais autônomos para a fazer o que fora proposto. Dentre as propostas, uma delas foi a coleta de material reciclável, em que as equipes deveriam se mobilizar dentro do Bairro. Essa atividade tinha por finalidade despertar a conscientização sobre as questões ambientais mostrando que nem tudo é lixo, e que grande parte do material que é jogado nas ruas e nos rios pode ser reutilizado. Ao longo da experiência foi observado grande interesse dos estudantes, e também da comunidade, em contribuir. Ao final, todo material recolhido foi pesado e vendido, o dinheiro foi revestido para a escola na compra de material esportivo. Percebemos a importância de trabalhar com os estudantes temáticas globais no âmbito local, levando-os a refletir as suas práticas, e também da escola e da comunidade serem parceiras, o que produz reflexos positivos no ensino/aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave Ensino, educação ambiental, comunidade
Forma de apresentação..... Painel
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