Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6380

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática pura e aplicada
Setor Departamento de Matemática
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Bruna Maria Frutuoso
Orientador ABILIO LEMOS CARDOSO JUNIOR
Título Estudo de alguns invariantes em Teoria Aditiva dos Números.
Resumo Em 1961, no âmbito da aritmética modular, Paul Erdös numa parceria com Abraham Ginzburg e Abraham Ziv, demonstraram um simples mas importante teorema, o Teorema de Erdös-Ginzburg-Ziv, no qual qualquer sequência de comprimento 2n-1 de números inteiros possui uma subsequência de comprimento n cuja soma dos seus termos é congruente a zero módulo n.

Com esse resultado, definimos o invariante s(Cn) como o menor inteiro positivo k tal que toda sequência de k elementos de um dado grupo cíclico finito Cn, possui uma subsequência de comprimento n cuja soma de seus elementos é o zero de Cn.

Posteriormente, outros matemáticos mostraram interesse pela área, fazendo novas descobertas. Entre eles está Harold Davenport, que ao propor uma questão em uma conferência em 1966, introduziu a constante de Davenport D(Cn) que é definida como sendo o menor inteiro positivo k tal que toda sequência de k elementos de Cn possui uma subsequência cuja soma dos elementos é o zero de Cn. Observe que a diferença entre esses dois invariantes está na restrição quanto ao tamanho da subsequência que s(Cn) exige e D(Cn) não.

No trabalho em questão, procuramos apresentar esses dois invariantes e estabelecer uma relação entre eles, mencionando os principais resultados.

Depois de introduzir esses conceitos, apresentamos a seguinte generalização do que foi dito acima: Sejam G um grupo aditivo finito abeliano de expoente n, A ⊂ Z e 0 o zero de G.

A constante DA(G) é definida como sendo o menor natural k tal que em toda sequência (x1,..., xk), xi ∈ G, i ∈ {1,2,...,k} exista uma subsequência não vazia (xy1,..., xyl) e (a1,..., al) ∈ Al tal que

a1 xy1 + a2 xy2+ ...+ al xyl =0


Da mesma forma, a constante sA(G) é definida como sendo menor k natural tal que para toda sequência (x1,...,xk) , xi ∈ G, i ∈ {1,2,..., k}, existem j1,...,jn naturais, 1 ≤ j1 ≤...≤ jn ≤ t e (a1,...,an) ∈ An tais que

a1 xy1 + a2 xy2+ ...+ an xyn =0
A é chamado conjunto-peso. Observe que as constantes definidas inicialmente são sA(G) e DA(G) quando A={1}.
Como conclusão da apresentação, encontramos o valor exato para sA(G) quando A={±1} e G=Cn2 onde n é um natural ímpar.
Palavras-chave Constante de Davenport, Constante de Erdös-Ginzburg-Ziv, Teorema de Chevalley-Warning
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.