ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, política e movimentos sociais |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | PROBIC/FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Ludymila Nascimento de Souza |
Orientador | CEZAR LUIZ DE MARI |
Outros membros | Philippe Drumond Vilas Boas Tavares |
Título | Formação de doutores no Brasil: o fenômeno do brain drain e brain gain na configuração do cenário intelectual nacional |
Resumo | Esta pesquisa fez parte de investigação mais ampla, vinculada ao projeto “guarda-chuva” intitulado "Universidade e conhecimento: entre a sociedade e a economia do conhecimento", cujo objetivo foi analisar o fenômeno da fuga/atração (brain drain e brain gain) de cérebros e suas implicações na universidade brasileira. Nesta versão analisamos os fenômenos do "brain drain" e do "brain gain" com a produção do número de doutores e as indicações quanto a estrutura universitária. A metodologia de investigação foi a qualitativa, com enfoque na Análise de Discurso Crítica - ADC. Foram realizadas análises de dados oficiais de organismos públicos, documentais, bibliografias. Os resultados foram os seguintes: 1. A educação superior na sociedade atual cada vez mais tende a cumprir tendências pragmáticas, ou seja, incorporar o mercado, a iniciativa privada, a flexibilidade como regra, a adaptação às condições do trabalho precarizado e intensificado, balizado por tendências que dizem mais sobre uma economia do conhecimento do que sobre uma sociedade do conhecimento. A formação dos doutores se põe neste horizonte; 2. Talvez estejamos vivendo momentos onde o limite da educação com o caráter humanístico se coloca de modo mais aberto desde o período do iluminismo, acompanhado de uma tendência de mercado que subsume suas formas de conhecimento às dimensões econômicas. 3. A concepção de ciência e universidade assume sua forma de produção do conhecimento para o desenvolvimento econômico. Uma das razões para tal aproximação se deve à tese intensamente divulgada, no Brasil, da necessidade de formação para habilidades e competências como resposta às demandas do mercado global. Contudo, percebe-se que ao lado do discurso do profissional “competente”, também se levanta a necessidade de profissional de alto nível de excelência, visando não apenas atender as demandas mais localizadas do mercado, mas, sobretudo, construir núcleos de conhecimentos avançados em áreas estratégicas do conhecimento, para serviços nas áreas tecnológicas e de inovação; 4. A educação superior brasileira tem uma formatação múltipla incorporando faculdades, centros universitárias até grandes universidades, porém a formação de doutores é prioridade central nas universidades públicas, em função da pesquisa; 5. Os dados levantados na pesquisa demonstram que houve aumento na formação de doutores no Brasil a partir da década de 1970, acompanhado da tendência da "fuga de cérebros" para países estrangeiros com alto desenvolvimento econômico. Foi possível também deduzir que a estrutura universitária norte-americana e autraliana são as mais atrativas para a "fuga de cérebros". De outro lado algumas ilhas de excelência no Brasil constituem-se fator de "atração de cérebros", de modo muito limitado se comparado aos países mais atrativos. |
Palavras-chave | ciência sem fronteiras, brain drain/brain gain, educação |
Forma de apresentação..... | Oral, Painel |