Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6377

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Solos
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Custodia Aparecida Macêdo
Orientador IRENE MARIA CARDOSO
Outros membros Gerson Barbosa de Paula, Joelmo Souza Ramos, Maria Oliveira Cortes, Paula Pereira de Sousa, Vitor Meireles Gouvêa
Título Agroecologia e a água: uma abordagem a partir das relações histórico-culturais
Resumo Os objetivos do projeto Curupira: arte-educação ambiental e agroecologia, do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata Mineira (CTA-ZM) é desenvolver as potencialidades de crianças e adolescentes por meio da troca de saberes e fazeres, da arte e educação motivando-os a atuar como transformadores da sociedade; fortalecer a relação “comunidade-escola-comunidade” na busca de soluções dos problemas socioambientais; contribuir para o desenvolvimento de atividades comunitárias sustentáveis, ampliando o conhecimento e a prática da Agroecologia e; propiciar, por meio da arte, o fortalecimento da autoestima e da consciência corporal, bem como a valorização do meio vivido. O projeto Curupira desenvolve ações em 35 escolas públicas dos municípios de Viçosa, Acaiaca, Araponga e Divino. As atividades realizadas com crianças, adolescentes, jovens, famílias e educadores/as, ocorrem, em cada escola, uma vez por semestre e tratam de temas específicos voltados para a educação ambiental e a agroecologia. No primeiro 1º semestre de 2016 trabalhou-se o tema “Água: a nascente da vida” e sua relação com a agroecologia. Os usos da água têm diferentes dimensões que vão desde o consumo humano, a outras relações histórico-culturais que são intrínsecas às comunidades tradicionais como os ribeirinhos, pescadores, vazanteiros, indígenas, caiçaras, lavadeiras, comunidades quilombolas e à agricultura familiar. A água tem sido impactada negativamente devido a problemática ambiental, agravada no decorrer dos anos, consequência do mal uso dos recursos naturais. Além da água, outros efeitos globais e e locais têm sido sentidos, tais como as mudanças climáticas, perda da qualidade do solo e poluição do ar. Dentre as ações do Projeto Curupira para tratar da temática da água, e sua relação com a agroecologia, estão o diálogo e aproximação com as escolas municipais e a elaboração de material didático específico sobre o tema, o que possibilita a transdisciplinaridade nas escolas. Nas escolas foram realizadas atividades como jogos, teatro, atividades corporais, contação de histórias e conversas com os estudantes. As atividades permitem a reflexão sobre as razões da escassez de água e seus diferentes usos, a importância da proteção das nascentes e do cuidado com os solos. A partir do trabalho do Curupira, as escolas parceiras e as crianças e adolescentes participantes apresentaram maior sensibilidade com as questões relacionadas à Agroecologia, o que reflete nos usos da água e as diversas relações que as comunidades têm com ela; passaram a atuar na sociedade de maneira mais crítica e; aumentou-se a integração entre as escolas e as comunidades rurais com as organizações locais. O projeto tem sido fundamental para a sensibilização dos estudantes em relação às diferentes temáticas ambientais e da cultura popular e para o diálogo entre os saberes de forma lúdica, o que torna o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso e dinâmico. Agradecimento Proext.
Palavras-chave Agroecologia, Educação, Meio Ambiente
Forma de apresentação..... Painel
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