Resumo |
Os objetivos do projeto Curupira: arte-educação ambiental e agroecologia, do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata Mineira (CTA-ZM) é desenvolver as potencialidades de crianças e adolescentes por meio da troca de saberes e fazeres, da arte e educação motivando-os a atuar como transformadores da sociedade; fortalecer a relação “comunidade-escola-comunidade” na busca de soluções dos problemas socioambientais; contribuir para o desenvolvimento de atividades comunitárias sustentáveis, ampliando o conhecimento e a prática da Agroecologia e; propiciar, por meio da arte, o fortalecimento da autoestima e da consciência corporal, bem como a valorização do meio vivido. O projeto Curupira desenvolve ações em 35 escolas públicas dos municípios de Viçosa, Acaiaca, Araponga e Divino. As atividades realizadas com crianças, adolescentes, jovens, famílias e educadores/as, ocorrem, em cada escola, uma vez por semestre e tratam de temas específicos voltados para a educação ambiental e a agroecologia. No primeiro 1º semestre de 2016 trabalhou-se o tema “Água: a nascente da vida” e sua relação com a agroecologia. Os usos da água têm diferentes dimensões que vão desde o consumo humano, a outras relações histórico-culturais que são intrínsecas às comunidades tradicionais como os ribeirinhos, pescadores, vazanteiros, indígenas, caiçaras, lavadeiras, comunidades quilombolas e à agricultura familiar. A água tem sido impactada negativamente devido a problemática ambiental, agravada no decorrer dos anos, consequência do mal uso dos recursos naturais. Além da água, outros efeitos globais e e locais têm sido sentidos, tais como as mudanças climáticas, perda da qualidade do solo e poluição do ar. Dentre as ações do Projeto Curupira para tratar da temática da água, e sua relação com a agroecologia, estão o diálogo e aproximação com as escolas municipais e a elaboração de material didático específico sobre o tema, o que possibilita a transdisciplinaridade nas escolas. Nas escolas foram realizadas atividades como jogos, teatro, atividades corporais, contação de histórias e conversas com os estudantes. As atividades permitem a reflexão sobre as razões da escassez de água e seus diferentes usos, a importância da proteção das nascentes e do cuidado com os solos. A partir do trabalho do Curupira, as escolas parceiras e as crianças e adolescentes participantes apresentaram maior sensibilidade com as questões relacionadas à Agroecologia, o que reflete nos usos da água e as diversas relações que as comunidades têm com ela; passaram a atuar na sociedade de maneira mais crítica e; aumentou-se a integração entre as escolas e as comunidades rurais com as organizações locais. O projeto tem sido fundamental para a sensibilização dos estudantes em relação às diferentes temáticas ambientais e da cultura popular e para o diálogo entre os saberes de forma lúdica, o que torna o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso e dinâmico. Agradecimento Proext. |