Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6365

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor CAROLINA FABIÃO DA SILVA
Orientador OFELIA MARIA IMACULADA
Título A negociação de sentidos sobre a noção de gênero no CAp-COLUNI
Resumo Considerando-se que o uso da linguagem se dá sempre em condições históricas, sociais e ideológicas, essa proposta de trabalho visa investigar os processos de negociação de sentidos sobre a noção de gênero construídos no discurso dos alunos do CAp-COLUNI, buscando explicitar em que medida os mecanismos discursivos evidenciam conflitos de representações e crenças. Para isso, tomamos como corpus as materialidades textuais resultantes do evento promovido pelo grêmio estudantil do CAp-COLUNI denominado “Mês do Gênero” que visava estimular discussões sobre denominações de gênero e estimular debates sobre a diversidade de gênero na escola. O evento contou com diversas manifestações a favor da discussão da ideologia de gêneros no ambiente escolar, e contou com atividades variadas que promoveram diversas formas de discurso, através de variados gêneros textuais como músicas, filmes, cartazes e painéis. Dessa forma, delimitamos como corpus de análise um painel no qual os alunos manifestaram-se por escrito de forma espontânea expressando suas opiniões sobre o “Mês do Gênero”, permitindo a contribuição de diferentes alunos o que resultou em um texto com posicionamentos variados e ideologicamente divergentes. Para contextualizar e discutir os sentidos articulados no painel, nos embasamos nos trabalhos de Foucault (2006) e (Fairclough 2001, 2013, 2006) que consideram a linguagem como uma prática social determinada socialmente. Além disso, leitura da autora Simone de Beauvoir foi fundamental para um maior entendimentos sobre o conceito de gênero e para compreender as raízes das diferenças sociais impostas a pessoas de sexos diferentes e, assim, avaliar como os discursos e, por conseguinte, as relações entre os indivíduos sofrem interferências derivadas dessa situação. Para discutir as representações construídas, adotamos a metodologia da Análise Crítica do Discurso (ACD) que propõe consideramos três níveis de análise: textual, social e discursivo, buscamos, assim, investigar as metáforas, pressuposições e a referenciação como mecanismos linguístico-discursivos organizadores do discurso. Diante da prática de análise efetivada, verificamos como esses mecanismos articulam sentidos sobre a noção de gênero o que revela um embate discursivo em torno desse conceito, verificamos também a construção de representações sobre o tema, articulando crenças e conhecimentos de mundo partilhados culturalmente Verificamos ainda que a ideologia de gênero constrói-se em um embate de sentidos em que posições divergentes são articuladas.
Palavras-chave Genêro, discurso, escola
Forma de apresentação..... Painel
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