Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6362

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Túlio Iglésias Machado
Orientador MARLI REGINA DOS SANTOS
Outros membros Marcio Gustavo Vieira
Título Horta didática e interdisciplinaridade no Ensino Básico
Resumo Neste texto, relatamos uma experiência de ensino interdisciplinar com atividades direcionados para o projeto Horta Didática, desenvolvido na escola ESEDRAT por professores da escola e estudantes da UFV. O projeto visa estreitar a barreira entre os conteúdos disciplinares e a realidade dos alunos, e unir as diversas áreas do conhecimento em torno de um só tema: a horta criada na escola. Professores e estagiários de diferentes áreas, como Matemática, Química, Biologia e Geografia, foram convidados a participar do desafio de descobrir situações que poderiam ser exploradas em suas aulas focando a criação e instalação de uma horta. Deveriam pesquisar temas importantes de sua disciplina para a implementação do projeto e, dessa forma, tornar a aprendizagem mais dinâmica, mostrando aos alunos a importância de se dominar os diferentes conteúdos para se compreender a complexidade das mais simples ações cotidianas. O projeto acontece desde 2008 e veem se ampliando, envolvendo diferentes disciplinas e turmas de alunos. O envolvimento dos atores da educação, os resultados das atividades e a participação dos alunos tem estimulado a continuidade e a melhoria das ações. Um cronograma foi criado e atividades foram propostas de maneira que as áreas pudessem se integrar, procurando dividir as tarefas e conectar os conteúdos. São vários os desafios a serem superados para a realização de ações como a proposta neste projeto: tempo, recursos, currículo, o preparo das atividades etc. Por outro lado, são muitos os fatores que estimulam a continuidade de ações como essa: o envolvimento dos alunos, o diálogo entre os professores, os resultados em termos de aprendizagem etc. No primeiro semestre de 2016, foram realizadas atividades nas aulas de matemática em turmas do primeiro ano. Os alunos fizeram o levantamento topográfico e a planta do terreno. Iniciamos as ações com o estudo do tema, levando os alunos a planejar a criação de uma horta, que será implementada nas próximas atividades. Sobre os recursos necessário para essas primeiras ações de reconhecimento do espaço do terreno, foram criados materiais auxiliares, como o teodolito “caseiro” que auxiliou nas medições ao mesmo tempo em que permitiu explorar conteúdos como ângulo, coordenadas, área, perímetro etc. As turmas foram divididas em grupos e todos participaram do planejamento, da coleta de dados e dos cálculos. As próximas ações são a definição das culturas que serão cultivadas, a manutenção da horta e o uso dos seus produtos. Tais atividades tornam-se mais ricas quando as diversas áreas do conhecimento se envolvem explorando as informações e seus conteúdos próprios, conectando saberes e interesses. O projeto tem mostrado que, com organização e cooperação, é possível envolver toda escola em direção à uma aprendizagem mais efetiva e envolvente, tanto para alunos como para os professores.
Palavras-chave Interdisciplinaridade, horta, projeto de ensino
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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