Resumo |
Introdução: A Educação Permanente (EP) com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) se constitui como dispositivo potencialmente capaz de conduzir novos sentidos e práticas sanitárias coerentes com as premissas do Sistema Único de Saúde (SUS). Considera-se, pois, o potencial da EP em responder positivamente aos desafios inscritos no campo da saúde. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem como membros do projeto de extensão: O ACS: (re)construindo práticas e saberes por meio da EP (PEP/ACS). Descrição das principais ações: O PEP/ACS acontece há 2 anos e meio, sendo operacionalizado por equipe formada por um professor e 8 estudantes de enfermagem. Realizam-se oficinas mensais com ACS’s, os quais possuem horário protegido durante o período de trabalho para sua participação. Esta estratégia é fruto de importante parceria com a secretaria municipal de saúde que também participa da divulgação das atividades por meio de encaminhamento de ofício via malote. A equipe de trabalho se reúne regularmente, de 15 em 15 dias, para planejar as oficinas, prever e prover os materiais e estruturar as estratégias pedagógicas a serem utilizadas. Os temas das oficinas são escolhidos pelos ACS’s no 1º encontro do semestre. As abordagens variam entre atribuições profissionais, conhecimentos clínicos e aspectos relacionados à subjetividade do trabalhador. Já foram trabalhados temas sobre: Atribuições dos ACS’s, Significados de Ser ACS, SUS e processo de trabalho em saúde, H1N1, Primeiros Socorros, Dengue, Câncer de colo uterino, Câncer de mama, Câncer de Próstata, Introdução a Libras, Planejamento Familiar, Calendário Nacional de Vacinação, Controle Social na Saúde, Motivação, Felicidade no trabalho, Saúde holística e doenças psicossomáticas, Estratégia de coaching. Como estratégias metodológicas, as oficinas são estruturadas por meio de exposição dialogada, problematização, filmes, gibis, jornais e crônicas, simulação realística, estudo de caso e portfólio reflexivo. Estabelecem-se parcerias com diversas ligas acadêmicas e cursos da UFV a fim de proporcionar aos ACS’s formação qualificada com experts das áreas temáticas. Resultados: O PEP possui forte identidade junto aos ACS’s que reconhecem a atividade extensionista como algo que contribui efetivamente para seu processo de trabalho. Observa-se fortalecimento da parceria entre gestão e ensino, potencializando esforços pela transformação da realidade de saúde no município. Os estudantes vivenciam práticas de trabalho em equipe, liderança e interdisciplinaridade, qualificando sua formação e pensamento crítico-reflexivo por meio de sua inserção na realidade concreta do serviço e da gestão. Conclusões: Acredita-se que o PEP contribui para o aprimoramento das práticas dos ACS e dos saberes que as fundamentam. Fortalece a integração ensino-serviço e possibilita aos alunos competências e habilidades pedagógicas, éticas, relacionais e técnicas para intervir na realidade de modo crítico, reflexivo e humano. |