Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6361

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Michelly de Souza Faria
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Outros membros Anna Clara Santiago Nunes Pinto, Camila Ribeiro Souza, Eunice Ferreira da Silva, Fernanda Reis Sousa, Juliana Aparecida Caneschi, Silas Teixeira de Souza, Willians Guilherme dos Santos
Título Educação Permanente com Agentes Comunitários de Saúde: exercício de integração ensino-serviço e interdisciplinaridade
Resumo Introdução: A Educação Permanente (EP) com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) se constitui como dispositivo potencialmente capaz de conduzir novos sentidos e práticas sanitárias coerentes com as premissas do Sistema Único de Saúde (SUS). Considera-se, pois, o potencial da EP em responder positivamente aos desafios inscritos no campo da saúde. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem como membros do projeto de extensão: O ACS: (re)construindo práticas e saberes por meio da EP (PEP/ACS). Descrição das principais ações: O PEP/ACS acontece há 2 anos e meio, sendo operacionalizado por equipe formada por um professor e 8 estudantes de enfermagem. Realizam-se oficinas mensais com ACS’s, os quais possuem horário protegido durante o período de trabalho para sua participação. Esta estratégia é fruto de importante parceria com a secretaria municipal de saúde que também participa da divulgação das atividades por meio de encaminhamento de ofício via malote. A equipe de trabalho se reúne regularmente, de 15 em 15 dias, para planejar as oficinas, prever e prover os materiais e estruturar as estratégias pedagógicas a serem utilizadas. Os temas das oficinas são escolhidos pelos ACS’s no 1º encontro do semestre. As abordagens variam entre atribuições profissionais, conhecimentos clínicos e aspectos relacionados à subjetividade do trabalhador. Já foram trabalhados temas sobre: Atribuições dos ACS’s, Significados de Ser ACS, SUS e processo de trabalho em saúde, H1N1, Primeiros Socorros, Dengue, Câncer de colo uterino, Câncer de mama, Câncer de Próstata, Introdução a Libras, Planejamento Familiar, Calendário Nacional de Vacinação, Controle Social na Saúde, Motivação, Felicidade no trabalho, Saúde holística e doenças psicossomáticas, Estratégia de coaching. Como estratégias metodológicas, as oficinas são estruturadas por meio de exposição dialogada, problematização, filmes, gibis, jornais e crônicas, simulação realística, estudo de caso e portfólio reflexivo. Estabelecem-se parcerias com diversas ligas acadêmicas e cursos da UFV a fim de proporcionar aos ACS’s formação qualificada com experts das áreas temáticas. Resultados: O PEP possui forte identidade junto aos ACS’s que reconhecem a atividade extensionista como algo que contribui efetivamente para seu processo de trabalho. Observa-se fortalecimento da parceria entre gestão e ensino, potencializando esforços pela transformação da realidade de saúde no município. Os estudantes vivenciam práticas de trabalho em equipe, liderança e interdisciplinaridade, qualificando sua formação e pensamento crítico-reflexivo por meio de sua inserção na realidade concreta do serviço e da gestão. Conclusões: Acredita-se que o PEP contribui para o aprimoramento das práticas dos ACS e dos saberes que as fundamentam. Fortalece a integração ensino-serviço e possibilita aos alunos competências e habilidades pedagógicas, éticas, relacionais e técnicas para intervir na realidade de modo crítico, reflexivo e humano.
Palavras-chave Educação Permanente, Agente Comunitário de Saúde, Enfermagem.
Forma de apresentação..... Oral
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