Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6360

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia e desenvolvimento
Setor Departamento de Economia
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Caio Tavares Venancio dos Santos
Orientador NEWTON PAULO BUENO
Título Modelando a difusão de comportamentos compatíveis com a sustentabilidade de sistemas sócio-ecológicos em minas gerais usando análise de redes
Resumo O projeto visou a criação e aperfeiçoamento de técnicas para modelagem de redes de agentes, valendo-se de diversas modelos e bases de dados, principalmente os dados do distrito de Irrigação do Rio Gorotuba na região semi-árida do Estado de Minas Gerais vindo de projetos anteriores e que foram utilizados para servir como uma rede de agentes modelo para assim ser criada a base do código de programação resultante deste projeto. Durante o período de trabalho do projeto foram criados diversos modelos e foram utilizados quatro softwares para criar um protótipo capaz de ajudar a prever a disseminação de novas tecnologias de irrigação. Especificamente, utilizaram-se as seguintes abordagens: estudo de redes complexas, modelagem baseada em agentes, modelagem de sistemas dinâmicos, modelagens hibridas e em menor extensão outras formas de modelagem de redes. Por fim o projeto resultou na criação e no desenvolvimento do código de programação esperado, atendendo as expectativas e ao que foi proposto, sendo este código capaz de ser base para outras aplicações, requerendo apenas de um arquivo de texto com as ligações entre os agentes da rede. O trabalho contou com a utilização em grande parte dos softwares Excel para tabular e organizar as redes, Ucinet para importar e rearranjar as redes, Anylogic para realizar a modelagem e auferir os resultados e Netlogo com a mesma finalidade do Anylogic.
Os resultados do trabalho permitirão que seja possível encontrar, em uma determinada rede de agentes, o(s) agente(s) chave(s) que podem gerar maior impacto na rede como um todo. Esses agentes são os que possuem o maior grau de beta-centralidade, isto é que relacionam-se não apenas com muitos vizinhos, mas com vizinhos que tem, eles próprios, muitos vizinhos Sendo assim, seja em uma campanha publicitária ou em um programa de politicas publicas do governo, o resultado deste trabalho pode ser utilizado para otimizar a divulgação de novas práticas e tecnologias em sistemas de irrigação e possivelmente em outros tipos de sistemas.
Palavras-chave Modelagem de redes complexas, NetLogo, agentes
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.