Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6359

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Geisiane de Souza Costa
Orientador LUANA VIEIRA TOLEDO
Outros membros Amanda Martins Lopes, DEISE MOURA DE OLIVEIRA, ERIKA ANDRADE E SILVA, Jércica Lopes de Lima, Maiane da Silva Fernandes, Nayara Cassimiro Vieira, Tiago da Silva Felipe
Título A voz e a vez dos técnicos de enfermagem: construindo espaços de diálogo e qualificação profissional no contexto da Atenção Primária à Saúde
Resumo Introdução: O Sistema Único de Saúde exige uma reestruturação na forma de pensar e agir dos profissionais de saúde, cujas habilidades e competências devem atender ao modelo de assistência à saúde proposto pelo sistema. Nesse contexto, exige-se uma nova prática dos técnicos de enfermagem, que pode ser alcançada a partir da educação permanente desses profissionais. Nesse sentido, entendendo a Universidade como uma instituição formadora de profissionais com responsabilidade de estabelecer pontes com a realidade social, a equipe do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveu um projeto de extensão para técnicos de enfermagem, intitulado “a voz e a vez dos técnicos de enfermagem: construindo espaços de diálogo e qualificação profissional no contexto da Atenção Primária à Saúde”. O projeto busca desenvolver atividades de educação permanente direcionada aos técnicos de enfermagem das equipes de saúde da família do município de Viçosa – Minas Gerais (MG), intervindo na realidade do serviço de saúde do município, trazendo contribuições para o ensino, pesquisa e extensão, qualificando a formação do estudante. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada como membro discente do projeto de educação permanente para os técnicos de enfermagem da atenção primária à saúde. Descrição: O Projeto foi criado em 2014 e é composto por uma equipe contendo seis membros discentes e dois docentes do curso de graduação em enfermagem da UFV. As ações do projeto são direcionadas aos 17 técnicos de enfermagem inseridos nas equipes de saúde da família de Viçosa-MG. São realizadas mensalmente oficinas educativas coordenadas pela equipe do projeto, que se constituem em espaços de construção coletiva, pautadas na dialogicidade e na problematização da realidade vivenciada pelos atores sociais. Resultados: Desde a sua criação até o mês de julho de 2016 foram realizadas 14 oficinas envolvendo temas inerentes à prática cotidiana dos técnicos de enfermagem. No primeiro semestre de 2016 as atividades tiveram início no mês de março, foram realizadas com periodicidade mensal e englobaram temas escolhidos pelos próprios técnicos relacionados às atribuições dos técnicos de enfermagem no tratamento de lesões cutâneas e às mudanças no calendário nacional de imunização. Em cada encontro os técnicos articularam o tema com as atividades desenvolvidas na prática, abordando potencialidades e fragilidades. Todos os encontros foram avaliados como bom/ótimo por meio de uma escala de likert entregue ao final de cada oficina. Conclusões: O projeto propicia ao estudante maior aproximação entre a universidade e a realidade do serviço, ao mesmo tempo em que contribui para que o técnico de enfermagem faça uma reflexão sobre o seu agir, melhorando assim a sua assistência. Neste sentido, aprimora-se a formação profissional no e para o Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave Estratégia Saúde da Família, Educação Permanente, Técnicos de Enfermagem.
Forma de apresentação..... Painel
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