ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ensino na saúde |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Geisiane de Souza Costa |
Orientador |
LUANA VIEIRA TOLEDO |
Outros membros |
Amanda Martins Lopes, DEISE MOURA DE OLIVEIRA, ERIKA ANDRADE E SILVA, Jércica Lopes de Lima, Maiane da Silva Fernandes, Nayara Cassimiro Vieira, Tiago da Silva Felipe |
Título |
A voz e a vez dos técnicos de enfermagem: construindo espaços de diálogo e qualificação profissional no contexto da Atenção Primária à Saúde |
Resumo |
Introdução: O Sistema Único de Saúde exige uma reestruturação na forma de pensar e agir dos profissionais de saúde, cujas habilidades e competências devem atender ao modelo de assistência à saúde proposto pelo sistema. Nesse contexto, exige-se uma nova prática dos técnicos de enfermagem, que pode ser alcançada a partir da educação permanente desses profissionais. Nesse sentido, entendendo a Universidade como uma instituição formadora de profissionais com responsabilidade de estabelecer pontes com a realidade social, a equipe do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveu um projeto de extensão para técnicos de enfermagem, intitulado “a voz e a vez dos técnicos de enfermagem: construindo espaços de diálogo e qualificação profissional no contexto da Atenção Primária à Saúde”. O projeto busca desenvolver atividades de educação permanente direcionada aos técnicos de enfermagem das equipes de saúde da família do município de Viçosa – Minas Gerais (MG), intervindo na realidade do serviço de saúde do município, trazendo contribuições para o ensino, pesquisa e extensão, qualificando a formação do estudante. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada como membro discente do projeto de educação permanente para os técnicos de enfermagem da atenção primária à saúde. Descrição: O Projeto foi criado em 2014 e é composto por uma equipe contendo seis membros discentes e dois docentes do curso de graduação em enfermagem da UFV. As ações do projeto são direcionadas aos 17 técnicos de enfermagem inseridos nas equipes de saúde da família de Viçosa-MG. São realizadas mensalmente oficinas educativas coordenadas pela equipe do projeto, que se constituem em espaços de construção coletiva, pautadas na dialogicidade e na problematização da realidade vivenciada pelos atores sociais. Resultados: Desde a sua criação até o mês de julho de 2016 foram realizadas 14 oficinas envolvendo temas inerentes à prática cotidiana dos técnicos de enfermagem. No primeiro semestre de 2016 as atividades tiveram início no mês de março, foram realizadas com periodicidade mensal e englobaram temas escolhidos pelos próprios técnicos relacionados às atribuições dos técnicos de enfermagem no tratamento de lesões cutâneas e às mudanças no calendário nacional de imunização. Em cada encontro os técnicos articularam o tema com as atividades desenvolvidas na prática, abordando potencialidades e fragilidades. Todos os encontros foram avaliados como bom/ótimo por meio de uma escala de likert entregue ao final de cada oficina. Conclusões: O projeto propicia ao estudante maior aproximação entre a universidade e a realidade do serviço, ao mesmo tempo em que contribui para que o técnico de enfermagem faça uma reflexão sobre o seu agir, melhorando assim a sua assistência. Neste sentido, aprimora-se a formação profissional no e para o Sistema Único de Saúde. |
Palavras-chave |
Estratégia Saúde da Família, Educação Permanente, Técnicos de Enfermagem. |
Forma de apresentação..... |
Painel |