Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6357

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Espaço urbano: cidades sustentáveis.
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Anna Bheatriz Nunes do Nascimento
Orientador ITALO ITAMAR CAIXEIRO STEPHAN
Outros membros Ana Carolina Santos Vicente, Thalissa Nunes Ferreira de Castro
Título Os bairros se (de)formam: O caso da expansão da região norte de Viçosa– MG
Resumo A pesquisa é referente ao estudo sobre a microrregião de Viçosa, que abrange 20 municípios pequenos localizados na sub-região da Zona da Mata mineira, tendo a cidade de Viçosa como pólo.

As características desses municípios são semelhantes às da maioria das pequenas cidades da região Sudeste do Brasil, e estas possuem pouca expressividade se comparado com o somatório da população. Porém, ressalta-se que o seu número representa a maioria das cidades brasileira.

Através desse conhecimento, o desenvolvimento da pesquisa encontrou seus fundamentos amparados nas autoras Endlich (2009) e Wanderley (2001), em suas pesquisas sobre pequenos municípios, nos estados do Paraná e de Pernambuco, respectivamente, as quais afirmam que a questão central a ser tratada consiste em estudar e compreender a importância e o significado destas pequenas aglomerações. É necessário avançar no conhecimento da realidade das pequenas cidades, tendo em vista o seu grande número, o papel que exercem na hierarquia urbana e como são as relações entre o espaço urbano e rural. Partiu-se do princípio que há uma diversidade enorme de realidades. Para obter as informações necessárias a formar um completo documento sobre cada município, dividiu-se a pesquisa em partes. Primeiramente o recolhimento de informações como população, crescimento urbano, condições de emprego, saúde e educação. Posteriormente foram investigadas informações sobre legislação municipal relativa à política urbana. A última etapa consistiria em realizar visitas à cada uma das cidades como forma de verificar a veracidade das informações colhidas através da rede mundial de computadores e a seguir fotografá-las, mapeá-las e analisá-las.

A pesquisa foi referente ao período de Agosto/2013 a Maio/2014, devido à necessidade de antecipação da conclusão da bolsa, esta teve duração de nove meses ao invés de doze, o que ocasionou na impossibilidade da realização da última etapa da pesquisa, as visitas técnicas. Por fim, foi elaborado um relatório parcial da pesquisa.
Palavras-chave Planejamento urbano, Legislação urbanística, Viçosa-MG
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.