Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6342

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Juliene da Cruz Carvalho
Orientador MARIANA FERREIRA RUAS
Outros membros Jéssica dos Anjos Araújo
Título Curso de Extensão em Língua Espanhola - CELES
Resumo O CELES integra o Programa de Extensão e Ensino de Línguas (PRELIN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde o ano de 2011, um ano após a implementação da habilitação em língua espanhola na graduação em Letras. Seus dois maiores objetivos são: ofertar o ensino de língua espanhola à comunidade acadêmica e viçosense a um baixo custo e contribuir para a formação docente da bolsista e dos voluntários, graduandos em Letras com habilitação em língua espanhola, que atuam como professores das turmas oferecidas pelo CELES, sob supervisão e orientação da coordenadora do projeto e de professores de língua espanhola do Departamento de Letras. O projeto conta ainda com a participação de voluntários que atuam acompanhando as turmas e os professores e ministrando 3 a 4 aulas ao longo do semestre letivo como parte do treinamento para que possam atuar como professores titulares futuramente. Ser professor do CELES durante a graduação configura-se em um salto qualitativo na formação dos licenciandos, pois possibilita aos docentes em formação a prática o conhecimento teórico que estão construindo na graduação, recebendo a orientação semanal de profissionais experientes. Isso tem garantido o sucesso do projeto expresso no número de inscritos a cada semestre, atualmente em torno de 100 alunos. A metodologia adotada pela equipe do CELES se baseia no enfoque comunicativo do ensino de línguas estrangeiras, que dá máxima importância à interação entre os alunos e entre esses e o professor. Dessa maneira, se busca desenvolver igualmente as quatro destrezas envolvidas no processo de aquisição de uma segunda língua: a oral, a auditiva, a escrita e a leitora. Para isso, além do livro didático adotado pela equipe, os professores utilizam materiais extras de diversas fontes além dos criados ou adaptados por eles, de acordo com as necessidades dos alunos. Consideramos que os conceitos de língua e de cultura são indissociáveis, por isso a cultura dos países hispanos é um elemento sempre presente nas aulas, por meio do qual se trabalham os conteúdos gramaticais e se desenvolvem as referidas destrezas. No último período letivo, alunos do nível 1A prepararam uma apresentação oral cujo tema eram alguns países latino americanos, para o qual tiveram que pesquisar aspectos de sua história, cultura e situação atual para expor em espanhol, utilizando os conteúdos linguísticos aprendidos durante o semestre . Alunos de outra turma do mesmo nível fizeram um trabalho em grupo sobre os ritmos latinos. Cada grupo sorteou um ritmo e desenvolveu um trabalho escrito e uma apresentação oral sobre sua origem e sua situação atualmente. Ao final do segundo semestre de 2016, está planejado um trabalho no qual alunos do nível 1B irão gravar um vídeo apresentando um noticiário fictício em espanhol utilizando os conteúdos linguísticos, como os tempos verbais do passado, estudados ao longo do período. Dessa forma, estimula-se também o estudo e prática da língua em contextos reais de comunicação.
Palavras-chave Língua espanhola, Comunidade acadêmica e viçosense, Formação docente
Forma de apresentação..... Painel
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