Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6334

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tayse Brandão Carneiro
Orientador CAMILA MENDES DOS PASSOS
Outros membros Carla Elisia de Souza, Lais Soares Santos, Mickaela Cunha Monteiro, Raíssa Teixeira Rodrigues
Título O uso de jogos para educação sexual de adolescentes, uma revisão literária
Resumo Introdução: O jogo educativo é um recurso pedagógico que facilita o aprendizado, ajuda no desenvolvimento intelectual e cognitivo, favorece a concentração, além de colaborar para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Ele facilita a socialização dos jovens através do trabalho em equipe, amplia seus conhecimentos e fixa de forma mais efetiva o conteúdo aplicado, contribuindo assim para que eles se sintam mais motivados a aprender. Diante disso, percebe-se que os jogos educativos, favorecem o aprendizado e a abordagem de diversos temas. Sendo assim, a partir desta metodologia de ensino/aprendizado, percebemos a importância de se discutir o tema sexualidade juntamente com os adolescentes, visto que eles possuem muitas indagações sobre esta temática e por ainda ser um tabu em nossa sociedade, em que pais e educadores em geral, tem dificuldade em discuti-lo. Objetivo: Avaliar a literatura científica disponível sobre o uso de jogos na educação sexual de adolescentes. Metodologia: trata-se de uma revisão narrativa de literatura realizada nas bases de dados National Library of Medice and National Institutes os Health (PubMed), Literatuta Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cochrane e Scopus. Foram selecionados 15 artigos publicados entre os anos de 2005-2016, escritos em inglês, espanhol ou português, e disponíveis online com texto completo. Resultados: Observa-se que os adolescentes aceitaram de forma positiva a inserção do jogo para tratar sobre sexualidade, além de este ter se demonstrado mais eficiente por adequar-se a realidade dos jovens, oportunizando a interação deles com o assunto. O lúdico permite abordar o tema em todas as suas esferas, trazendo resultados positivos para as relações de gênero, consentindo a criação de vínculo com os adolescentes, para que assim eles possam expressar sua opinião sobre o assunto, interagindo, refletindo e tirando possíveis dúvidas. Ao final, os estudantes relataram que todas as dúvidas foram esclarecidas, produzindo conhecimento, estimulando o raciocínio e o aprendizado. Pode-se perceber nos estudos que as atividades lúdicas proporcionam, portanto, uma maior efetividade no que diz respeito ao processo ensino/aprendizagem, possui elo relacionado à construção da inteligência e uma efetiva influencia como instrumento fomentador e motivador. Conclusão: Em relação ao uso de jogos educativos serem implementados juntamente com o tema sexualidade, podemos concluir que é de extrema relevância, visto a barreira cultural existente em nossa sociedade, quando se trata de assuntos relacionados a sexo e sexualidade, permitindo a nós profissionais de saúde, criarmos vínculos com os adolescentes, para potencializarmos o diálogo com os mesmos, para que possamos abordar o assunto de forma ampla e objetiva, promovendo a saúde através de práticas educativas, nos baseando sempre em conhecimentos científicos verídicos.
Palavras-chave Sexualidade, adolescentes, jogos
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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