Resumo |
Introdução: O jogo educativo é um recurso pedagógico que facilita o aprendizado, ajuda no desenvolvimento intelectual e cognitivo, favorece a concentração, além de colaborar para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Ele facilita a socialização dos jovens através do trabalho em equipe, amplia seus conhecimentos e fixa de forma mais efetiva o conteúdo aplicado, contribuindo assim para que eles se sintam mais motivados a aprender. Diante disso, percebe-se que os jogos educativos, favorecem o aprendizado e a abordagem de diversos temas. Sendo assim, a partir desta metodologia de ensino/aprendizado, percebemos a importância de se discutir o tema sexualidade juntamente com os adolescentes, visto que eles possuem muitas indagações sobre esta temática e por ainda ser um tabu em nossa sociedade, em que pais e educadores em geral, tem dificuldade em discuti-lo. Objetivo: Avaliar a literatura científica disponível sobre o uso de jogos na educação sexual de adolescentes. Metodologia: trata-se de uma revisão narrativa de literatura realizada nas bases de dados National Library of Medice and National Institutes os Health (PubMed), Literatuta Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cochrane e Scopus. Foram selecionados 15 artigos publicados entre os anos de 2005-2016, escritos em inglês, espanhol ou português, e disponíveis online com texto completo. Resultados: Observa-se que os adolescentes aceitaram de forma positiva a inserção do jogo para tratar sobre sexualidade, além de este ter se demonstrado mais eficiente por adequar-se a realidade dos jovens, oportunizando a interação deles com o assunto. O lúdico permite abordar o tema em todas as suas esferas, trazendo resultados positivos para as relações de gênero, consentindo a criação de vínculo com os adolescentes, para que assim eles possam expressar sua opinião sobre o assunto, interagindo, refletindo e tirando possíveis dúvidas. Ao final, os estudantes relataram que todas as dúvidas foram esclarecidas, produzindo conhecimento, estimulando o raciocínio e o aprendizado. Pode-se perceber nos estudos que as atividades lúdicas proporcionam, portanto, uma maior efetividade no que diz respeito ao processo ensino/aprendizagem, possui elo relacionado à construção da inteligência e uma efetiva influencia como instrumento fomentador e motivador. Conclusão: Em relação ao uso de jogos educativos serem implementados juntamente com o tema sexualidade, podemos concluir que é de extrema relevância, visto a barreira cultural existente em nossa sociedade, quando se trata de assuntos relacionados a sexo e sexualidade, permitindo a nós profissionais de saúde, criarmos vínculos com os adolescentes, para potencializarmos o diálogo com os mesmos, para que possamos abordar o assunto de forma ampla e objetiva, promovendo a saúde através de práticas educativas, nos baseando sempre em conhecimentos científicos verídicos. |