Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6322

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Genética e melhoramento vegetal
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leonardo Alves Risso
Orientador JOSE MARCELO SORIANO VIANA
Outros membros Aloísio Fernando Silva Ribeiro, Cleiton Paula da Silva, Henrique Morais de Oliveira, Vinicius Costa Almeida
Título Análise de gerações para caracteres relacionados à eficiência no uso de nitrogênio em milho-pipoca sob baixa disponibilidade deste nutriente.
Resumo O estudo a respeito dos efeitos gênicos que controlam a herança dos caracteres relacionados à eficiência no uso do nitrogênio em milho pipoca ainda são pouco compreendidos. O conhecimento da magnitude dos valores genéticos deste caráter é fundamental para obtenção de genótipos melhorados e expressivos no uso deste elemento. Este trabalho teve como objetivo estimar e comparar os efeitos gênicos que controlam a eficiência no uso e os caracteres relacionados em baixo nitrogênio (N), por meio da análise de medias de gerações em milho-pipoca e ainda estimar os componentes genéticos da variância e a herdabilidade no sentido restrito. Foram avaliadas as gerações F1, F2, BC1 e BC2 obtidas a partir do cruzamento de duas linhagens 05-425-1(P1) x 05-274-1(P2) de milho-pipoca, contrastantes para eficiência no uso do N. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com duas repetições. Foram mensurados os seguintes caracteres: Numero de raiz nodais-NRN e seminais-NRS, crescimento diário-CD (cm), massa de parte aérea seca-MPAS (g), de raiz-MRS (g) e da planta total seca-MTS (g), relação entre raiz e parte aérea-RRP, eficiência na absorção-EAbN (mg.mg-1), na utilização-EUtN (mg.mg-1), e no uso de N-EUN (mg.mg-1), diâmetro médio de raiz-DR (mm), comprimento total de raiz-CR (cm), área superficial de raiz-ASR (cm²) e volume de raiz-VR (cm³). Para os caracteres número de raiz nodais e seminais, CD, RRP, EAbN e EUtN não foi verificado diferença significativa entre as gerações. Em relação aos outros caracteres a geração F1 foi superior a melhor linhagem parental-P1, o que indica presença de efeitos não aditivos na herança dos caracteres. Os efeitos aditivos e de dominância foram significativos e positivos. Contudo, a magnitude dos efeitos de dominância foram superiores, indicando maior contribuição deste efeito na expressão dos caracteres. Os efeitos epistáticos aditivo x aditivo foram significativos e negativos para todos os caracteres, enquanto que os efeitos aditivo x dominante e dominante x dominante foram significativos e positivos para MRS e negativo para DR. Já para os demais os efeitos epistáticos, quando significativos, o sinal associado à estimativa foi negativa pelo menos para um dos efeitos. Para o caractere principal, eficiência no uso de N, apenas efeitos aditivos e de dominância foram significativos. As estimativas de herdabilidade no sentido restrito foram baixas a intermediárias, variando de 0.14 para EUN a 0.50 para DR. Além disso, a eficiência no uso apresentou alta correlação com MPAS (r=1.00), MRS (r=0.46) e MTS (r=1.00), demostrando que estes caracteres são geneticamente relacionados. Conclui-se que os efeitos de dominância são preponderantes no controle genético dos caracteres relacionados com eficiência no uso em baixo N. Em termos práticos, a seleção com base em progênies seria mais adequada para aumentar a eficiência na seleção para eficiência no uso e caracteres relacionados em baixo N.
Palavras-chave Melhoramento, Nitrogênio, Milho-pipoca
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.