Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6318

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia humana
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Heitor Carvalho Lacerda
Orientador WAGNER BARBOSA BATELLA
Outros membros Irani dos Santos Pinto
Título Prática lúdica e ensino de Geografia: o jogo “Batalha Naval” no ensino do tema Orientação Geográfica
Resumo O tema abordado na prática pedagógica desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior – CAPES, é voltado à Orientação Geográfica, que abarca em sua competência conceitos importantes para a ciência geográfica, uma vez que a localização espacial é crucial para o fazer Geografia. O presente trabalho foi aplicado na Escola Estadual Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), nos dias 7 e 14 de abril e 5 de maio do ano 2016, com as turmas do 6º ano da manhã, visando levar aos alunos uma forma diferente de aprender orientação geográfica a partir de uma atividade lúdica. Apreendemos a ideia do jogo “Batalha Naval”, adaptando-o aos conteúdos selecionados: coordenadas geográficas e pontos cardeais; almejando, assim, trabalhar de forma dinâmica com os alunos o conteúdo em questão. Planejamos, dessa maneira, três momentos da prática pedagógica, sendo o primeiro relacionado a uma aula de cunho teórico, apresentando aos alunos os conceitos referentes ao tema, a forma como os povos se orientavam no espaço em tempos remotos e na atualidade. Como recursos, foram utilizados nesta etapa: data show, quadro negro, giz e bússolas. No segundo momento foi desenvolvida a atividade prática, na qual produzimos dois mapas mundi com coordenadas geográficas (latitude e longitude), os quais foram destinados um para cada equipe, sendo duas no total. O vencedor foi o grupo que mais afundou os barcos do adversário, fazendo alusão ao jogo original. Por fim, aplicamos uma avaliação tradicional, com três questões, com fins avaliativos. Objetivávamos de início propiciar uma prática diferenciada para os alunos, na perspectiva que teríamos maior aceitação dos educandos e, assim, a aprendizagem seria melhor. No entanto, observamos que aproximadamente a metade dos discentes não se mostraram interessados pela prática pedagógica e o resultado obtido na avaliação tradicional ficaram abaixo da média.
Palavras-chave ensino de geografia, orientação geografica, atividade lúdica
Forma de apresentação..... Painel
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