Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6317

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Gestão de processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, FUNARBE
Primeiro autor Hermánio Henrique Silva
Orientador ALEXANDRE SANTOS BRANDAO
Outros membros Thainá Santos Lage
Título Processos Gerenciais: aplicação do Gerenciamento de Projetos e da Gestão do Conhecimento no âmbito de trabalho da equipe BDP/UFV
Resumo O objeto de estudo deste trabalho é a equipe BDP/UFV (Believe, do and play!), formada por alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa, em sua maioria do curso de Engenharia Elétrica. Esta equipe se encontra inserida no NERO (Núcleo de Especialização em Robótica), localizado no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Viçosa. Tem por objetivo construir e desenvolver robôs autônomos (hardware e software) para competir anualmente na CBR (Competição Brasileira de Robótica), na categoria VSSL (Very Small Size League), e a cada dois anos na LARC (Latin American Robotics Competition) na mesma categoria, tendo equipes de futebol de robôs participantes de outras universidades do Brasil e outros países.
Contudo, apesar de possuir materialmente a maioria dos itens necessários para o desenvolvimento de um protótipo de qualidade, a Equipe BDP/UFV vem apresentando dificuldades no planejamento e execução de seus projetos e na manutenção do conhecimento produzido pelos membros.
Portanto, os conhecimentos da Engenharia de Produção vêm amparar o desenvolvimento das atividades da equipe com base, principalmente, na competência das áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão do Conhecimento.
A execução deste projeto de pesquisa foi justificado pela necessidade de melhorar e potencializar o desempenho da equipe, evitando assim problemas como o não cumprimento de cronograma, perda de conhecimento, dificuldades em captar novos membros e baixo reconhecimento da comunidade acadêmica em relação ao Projeto.
Na tentativa de melhorar o desempenho da Equipe BDP/UFV em um todo, foram desenvolvidas algumas atividades e implantadas algumas ferramentas. Inciou-se com um processo seletivo para a captação de novos membros. Logo após, dividiu-se a equipe em quatro áreas e elegeu-se um líder para cada um delas. Ofereceu-se minicursos à comunidade acadêmica tendo outros membros do NERO como ministrantes. Dessa forma, os novos participantes da equipe puderam se qualificar, além de que o dinheiro arrecado foi investido no desenvolvimento dos robôs. Para iniciar-se o projeto dos robôs de fato, cronogramas foram criados por cada área da equipe com o auxílio de reuniões para discussão. Para o acompanhamento das atividades, utilizou-se de cronogramas impressos e expostos nas principais salas utilizadas pelos membros. Além disso, também se utilizou de uma ferramenta virtual para se acompanhar o andamento das atividades, o aplicativo Trello. Reuniões também foram necessárias para exposição de dificuldades, recebimento de sugestões e explicação de como foram executadas as tarefas. Como forma de registrar o conhecimento produzido pelas atividades definidas no cronograma, empregou-se uma adaptação do método 5W2H. O principal meio de comunicação utilizado foi um grupo de e-mails, tendo como meio de comunicação secundário um grupo no aplicativo WhatsApp.
Este trabalho ainda se encontra em desenvolvimento, portanto foram obtidos apenas alguns resultados parciais.
Palavras-chave gestão do conhecimento, gestão de projetos, futebol de robôs
Forma de apresentação..... Painel
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