Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6303

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Departamento de Ciências Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruna Oliveira Fullin
Orientador MARINE LILA CORDE
Outros membros Angélica Barros Silva, Luiz Flávio Conceição Divino, Mariane de Paula Pires, Rafael Costa Faria de Oliveira
Título Imersão Urbana: Arte de Rua na Cidade de Viçosa - MG
Resumo A cidade como um espaço de relações sociais, está sendo constantemente moldada por trajetórias humanas que atribuem e apropriam-se do espaço público como forma de intervenção e reconstrução dos modos de vida urbanos, desta forma, a cidade não pode ser concebida como um ambiente já determinado, uma construção artificial, mas sim como um estado de espírito, do qual está envolta por uma série de costumes e tradições de natureza humana. Este trabalho propôs uma visão “de perto e de dentro” da cidade na busca de uma melhor compreensão de um fenômeno cada vez mais comum nas grandes e pequenas cidades no Brasil, A Arte de Rua, que representa uma forma democrática de arte. Os artistas de rua inscrevem sua marca na cidade através de um diálogo e interação com a paisagem e os habitantes da mesma, no entanto, essa prática é considerada por muitos como delinquência e vandalismo, tanto pela sociedade como pelos órgãos estatais, gerando uma relação muitas vezes conflituosa. Para além da pesquisa bibliográfica, a produção de um vídeo foi a ferramenta utilizada neste trabalho, que nos permitiu o reconhecimento e interpretação de movimentos, olhares, ruídos, códigos e etiquetas essenciais para uma visão mais próxima da realidade da cidade. A realização das gravações ocorreu em duas etapas, a primeira foi uma entrevista semiestruturada com o artista de rua Victor Leone (7/6/2016) e a segunda foi a gravação de sua apresentação (9/06/2016) no semáforo da Avenida Santa Rita, em Viçosa - Minas Gerais. Através dessa metodologia, para além de conseguirmos compreender melhor a realidade de um artista de rua e presenciar de perto como se dá a relação deste ator social com a cidade, bem como a relação que os outros agentes da cidade, e até mesmo a estrutura urbana, estabelecem com o mesmo, foi possível concluir que o artista de rua muitas vezes passa despercebido ou é invisibilizado no contexto dos centros urbanos, em que as pessoas estão em transito e passam pela rua apenas com o foco da mobilidade. Entretanto, foi de grande relevância nos atentarmos para como o artista de rua, com destaque aos artistas que fazem suas apresentações nos sinais, transformam a dinâmica da cidade e revela novos significados à estrutura urbana, em que um espaço que seria apenas para o tráfego e a circulação, ganha um novo viés e é apropriado por um movimento artístico. A arte de rua se apresenta como uma forma de combate às estruturas formais de cidade, como forma de ocupação cultural e, muitas vezes, de resistência aos padrões sociais que envolvem o ambiente urbano, além de transferir a cidade novas “cores” e vida e propor uma arte democrática a uma sociedade que está imersa em uma rotina de trabalho e compromissos.
Palavras-chave Arte, Cidade, Viçosa
Forma de apresentação..... Painel
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