Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6284

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Natália Gomes Sousa
Orientador ADRIANA DA SILVA
Título O uso de ambientes colaborativos de aprendizagem como apoio ao ensino presencial de leitura e produção de textos na esfera acadêmica
Resumo Cada vez mais temos observado a dificuldade que os alunos ingressantes de cursos superiores demostram em atividades de leitura e compreensão de textos. O público alvo desta pesquisa são alunos da turma de LET 104, turma 6, em sua maioria alunos da Licenciatura em Química da Universidade Federal de Viçosa. Esta escolha se dá pelo fato de que a produção de gêneros acadêmicos não estava presente nas práticas escolares anteriores destes alunos. No ensino médio, por exemplo, ainda são trabalhadas as dissertações nas aulas de redação e o alvo dessas aulas normalmente é o ENEM. Já no ensino superior, os alunos se deparam com diferentes gêneros cujo objetivo é a divulgação científica, que, na maioria das vezes, são gêneros desconhecidos por esse público. Visando sanar essa dificuldade, nosso objetivo nesta pesquisa foi verificar a influência de materiais elaborados em ambientes colaborativos, neste caso, um blog, acreditando-se que eles iriam refletir em melhorias, principalmente quando se fala em motivação, já que o uso de tecnologias está tão presente no dia a dia destes alunos. Seguindo a metodologia proposta em nosso projeto, os alunos tiveram aulas teóricas complementadas com atividades no blog. Estas atividades eram acompanhadas pela professora e pela bolsista, que comentavam as respostas dos alunos suscitando uma maior reflexão sobre o tema proposto. Ao fim desta pesquisa, pudemos perceber que o blog funcionou como um suporte de grande importância durante o semestre. Os alunos se mostraram interessados em participar das atividades, além de exporem, através de questionários, suas percepções sobre a inserção da tecnologia no momento do aprendizado, que, em grande maioria, destacavam as grandes vantagens e facilidades de seu uso.
Assim, faz-se necessário um estudo que busque verificar as relações entre tecnologia e ensino, suas limitações e possíveis aplicações dentro e fora da sala de aula. Por isso, desenvolvemos este trabalho a fim de verificar como se dá a introdução e recepção do blog na disciplina de LET -104.
Palavras-chave Blog, Tecnologia, Ensino.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.