Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6280

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Míriam do Carmo Lima
Orientador ERNANE CORREA RABELO
Título Museu da Comunicação
Resumo O Museu da Comunicação é um espaço de memória, cultura e arte da comunidade regional, onde as diferentes manifestações da comunicação possam ocupar um lugar que tenha como preocupação formar um público capaz de pensar, estética e criticamente, a atualidade e o contexto na qual estamos inseridos. O contato entre os jovens, o maquinário antigo e a história da comunicação, possibilita a reflexão sobre os meios de comunicação, sua contribuição e seu papel na sociedade. Através de oficinas, vídeo-debates, exposições e projetos como o museu itinerante, o Museu da Comunicação vem alcançando seus objetivos. Cada vez mais, essas atividades vêm sendo levadas à um número maior de pessoas, o que acarreta em uma maior participação e interesse dos jovens viçosenses em relação a comunicação e a cultura em geral. Assim, até o fim do ano o intuito é fazer com que essas fronteiras sejam ampliadas, para podermos alcançar cada vez mais um número maior de pessoas através de atividades que valorizem a história da comunicação. Além disso, foram realizadas diversas atividades como: vídeo-debates, a participação na integração dos calouros do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV, a participação na 14 Semana de Museus, a produção de uma oficina de fotografia, a elaboração de entrevistas, a continuação do projeto Museu Itinerante, além das inúmeras visitas guiadas de escolas e projetos de Viçosa e de outras cidades. A partir do desenvolvimento das atividades, foram alcançados até o momento diversos resultados e efeitos positivos, dentre eles a inauguração de uma nova plataforma e compartilhamento de informações, o site do museu e a elaboração de uma revista do museu. Vem acontecendo também uma maior procura dos jovens viçosenses em relação ao conhecimento da história da comunicação e do modo como esses meios influenciam diretamente na propagação de conhecimentos e no cotidiano de cada pessoa. Há um aumento no número de visitas e na participação das atividades produzidas pelo museu pela comunidade viçosense em geral. Ocorre também uma maior propagação do conhecimento e na demonstração nas escolas de como a universidade deve ser um espaço aberto a todos e como todos tem o direito de usufruir e de conhecer seus espaços e construções. Além disso, um dos principais benefícios coletados através do projeto Museu Itinerante, é a forma como os jovens viçosenses muitas vezes estão desinformados sobre assuntos que perpassam o seu dia a dia, como por exemplo questões que discutem os perigos da internet. Desde o último ano foram encontradas diversas mudanças no projeto, uma das principais mudanças foram a mudança da sede do museu, da garagem da casa 39, para a apropriação da casa toda, assim houve um aumento do espaço utilizável, portanto o museu vem criando a partir disso uma campanha de doação de equipamentos para enriquecer o acervo cultural do museu.
Palavras-chave Museu, comunicação, história
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.