Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6273

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Dayana Ladeira Macedo Pereira
Orientador GLAUCE DIAS DA COSTA
Título O Marketing e o Comportamento Alimentar Infantil
Resumo INTRODUÇÃO
O comportamento alimentar está vinculado a atitudes voltadas para a prática alimentar relacionadas a atributos socioculturais, demográficos, ambientais e psicológicos, considerando os aspectos intrínsecos do indivíduo e coletividade. Sendo estes, determinantes do consumo alimentar de um indivíduo. O entendimento dos fatores que influenciam na alimentação,como a publicidade de alimentos industrializados,se torna altamente relevante quando se trata de alimentação infantil, pois hábitos alimentares adquiridos na infância, podem ser levados e mantidos para a vida adulta.
OBJETIVO
Analisar a influência do marketing de alimentos industrializados nos hábitos alimentares de crianças com idade entre 8 e 9 anos, de uma escola municipal de Viçosa- MG.
METODOLOGIA
Trata-se de um estudo transversal, exploratório de abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se técnicas de entrevista e grupo focal. Foram estudadas 24 crianças com idade entre 8 a 9 anos matriculadas em uma escola municipal de Viçosa- MG. Foram apresentadas três propagandas de alimentos industrializados no formato de vídeo e imagens. Em seguida foram realizadas a técnica de grupo focal e a aplicação de questionários qualitativos para conhecer a percepção das crianças frente às propagandas e anúncios de alimentos na televisão e verificar a influência dessas propagandas no comportamento alimentar. Um questionário de frequência de consumo específico para alimentos industrializados foi aplicado.
A análise quantitativa do consumo de alimentos industrializados foi realizadas.
O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Viçosa sob o n° 867.152.
RESULTADO E DISCUSSÕES
Os resultados encontrados mostraram que todas as crianças consumiam diariamente os alimentos listados. Em média as crianças ingerem 713,7 kcal através do consumo destes alimentos, o que representa 35,5% e 38,5% do valor energético diário recomendado para crianças do sexo masculino e feminino, respectivamente.
As propagandas de alimentos influenciam nas escolhas alimentares sendo os aspectos simbólicos aqueles que chamavam mais atenção das crianças. Nas propagandas não estáticas, as sensações positivas, de felicidade e bem estar, foram as mais frequentes (49,8 %).
Aspectos relacionados à recomendação em saúde e alimentação estavam diretamente relacionados às informações contidas nas propagandas. Um percentual de 45,7% e 8,3% das crianças consideraram os alimentos apresentados nas propagandas como alimentos saudáveis e não saudáveis, respectivamente.
CONCLUSÃO
O presente estudo sugeriu que a publicidade influencia no consumo alimentar infantil interferindo nas preferências alimentares. Com isso vê-se a necessidade de implementação de atividades de educação alimentar e nutricional nas escolas, a fim de promover nas crianças um senso crítico frente as informações oriundas das propagandas de alimentos, fomentando práticas alimentares mais saudáveis.
Palavras-chave Comportamento alimentar, alimentos industrializados, marketing de alimentos.
Forma de apresentação..... Painel
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