Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6266

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Clarisse Aparecida da Silva Oliveira
Orientador ADRIANA DA SILVA
Título Gêneros da esfera acadêmica: o estudo do metadiscurso em introduções de dissertações
Resumo Os estudos dos gêneros textuais/discursivos evoluíram muito nos últimos anos, mas percebe-se que, muitas vezes, o aluno escreve uma dissertação, por exemplo, na base do ensaio e erro, pois não conhece com propriedade o gênero em questão. Muitos acabam passando pela Pós-Graduação sem pelo menos ler outra dissertação. Desta forma, o objetivo deste trabalho se pauta em fazer a análise metadiscursiva, com base no modelo proposto por Hyland e Tse (2004), da seção introdução de 12 dissertações, sendo 6 da área de Linguística Aplicada e 6 da área de Literatura, elaboradas por alunos do programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Letras da UFV. Busca-se também comparar como, nas diferentes linhas de pesquisa, os mestrandos constroem a interação com seus leitores e os guiam pelo texto, posicionamentos interativos e interacionais, categorias do metadiscurso, propostas pelos mestres supracitados. O corpus foi criado com base no número de palavras de cada introdução, para que a média de palavras das duas linhas de pesquisa ficasse equilibrada. Assim, a partir da seleção, foi realizada a leitura bibliográfica a fim de conceituar o que é metadiscurso, bem como definir as categorias com as quais ele se inter-relaciona. Depois, para facilitar a análise e visualização dos marcadores, foi atribuída uma cor para cada categoria metadiscursiva. Para cada introdução foi atribuído um número de um a 12 e criada uma tabela com a especificação das categorias do metadiscurso, exemplos e número de vezes que surgiram. Após a contabilização, foi criado um gráfico para cada categoria contendo o número de marcadores encontrados em cada área de estudo. Após essa análise individual, foi contabilizado as categorias encontradas em cada linha de pesquisa e criado um quadro comparativo entre as 2 linhas. Foi encontrado um total de 708 marcadores metadiscursivos, dos quais 474 estão presentes nas introduções da área de Linguística Aplicada e 234 nas introduções da área de Literatura, sendo que não foi encontrado nenhum exemplo da categoria marcadores de engajamento. Conclui-se, portanto, que a forma de escrita, a escolha e quantidade dos marcadores metadiscursivos empregados se diferiu de acordo com cada linha de pesquisa. Constatou-se também que a utilização dos mesmos é muito importante, pois é através deles que os autores direcionaram os leitores na compreensão do texto.
Palavras-chave Metadiscurso, categorias, posicionamentos
Forma de apresentação..... Oral
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