Resumo |
Cada vez mais o público leitor ambiciona saber informações acerca do âmbito científico, e é justamente por esse motivo que são necessárias reformulações desses saberes a fim de que essas pessoas tenham acesso a diferentes conhecimentos sobre ciência, economia, tecnologia, saúde dentre outros, que permeiam o dia a dia de uma sociedade que caminha rumo a uma tomada de consciência mais ampla. Sendo assim, a maneira mais recorrente de se obter essas informações ocorre por meio de jornais e revistas, tanto impressos como online, o que aumenta ainda mais o poder de alcance da informação advinda do âmbito científico, antes represada nos lugares comuns de conhecimento, como as universidades. Uma ponte entre esses dois mundos se concretiza a partir de uma prática recorrente de jornalistas que fazem uso de citações, como forma de legitimar o teor noticiado. Inserido nesse contexto, o presente trabalho pretende analisar o tratamento linguístico-discursivo dado às informações de caráter científico em textos da versão impressa da revista Galileu. Os mesmos foram selecionados buscando evidenciar uma representação tanto da ciência quanto da tecnologia, sendo a composição do corpus feita por um total de 11 textos classificados pela revista através dos termos ciência e/ou tecnologia acompanhados de outras tags pertinentes ao conteúdo de cada texto, sendo o recorte de análise composto pelos exemplares de abril a setembro de 2015. A escolha da revista se justifica pelo fato de Galileu se destacar por sua grande circulação nacional, sendo ainda conhecida por publicar mensalmente textos multimodais, que tratam de pesquisas e descobertas recentes na área científica e tecnológica. Para tanto, serão considerados os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso da Divulgação Científica na análise dos procedimentos linguístico-discursivos e das estratégias divulgativas utilizadas no processo de recontextualização dos textos em questão. Os resultados apontam que Galileu é uma revista capaz de atingir os mais diversos leitores, já que os autores dos textos utilizaram vários procedimentos linguístico-discursivos para esclarecer e promover uma aproximação com o seu leitor. Para tal, utilizaram diversas estratégias divulgativas, que revelam que a revista é um importante veículo de (in)formação para o seu público. |