Resumo |
Alcançar desempenho positivo e satisfatório em uma organização ou instituição depende das relações que acontecem no trabalho, sendo que os indivíduos podem se apresentar como assertivos, agressivos ou passivos. Na agressividade tem-se depreciação da pessoa que expôs uma opinião e culpa interna que o próprio agente do ato vivencia. Na passividade há intenso desconforto para o indivíduo que tem seus direitos violados, além de fazer com que este não consiga colocar-se nas situações onde trocas de ideias e feedbacks são necessários. A resiliência, influenciadora na assertividade, é responsável pela maneira singular como cada indivíduo lida com as adversidades impostas pela vida e o coping (são as estratégias para lidar com o estresse). Justificando o desenvolvimento de tal medida estão as peculiaridades comportamentais quanto ao que e como é falado, de modo a possibilitar a apreensão das circunstâncias em que está o diálogo. Este envolve conflitos, naturais em qualquer ambiente, que se bem canalizados, são geradores de bons resultados, diminuição do estresse, queixas, evitações relativas à interação, desvio do foco funcional e consequente aumento da vontade de estar presente no local de trabalho e abertura para a inovação. A assertividade vem para auxiliar o feedback. Na metodologia o objetivo geral foi Identificar a existência de assertividade, ou não, nos colaboradores do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa e os específicos foram estabelecer o perfil predominante de respostas (assertivas, passivas ou agressivas), identificar o motivo dos colaboradores agem de determinada maneira e justificar a proposta de um treinamento sobre assertividade. Na metodologia utilizou-se um questionário sócio- demográfico, dois auto-avaliativos (Escala de Assertividade de Rathus e a Escala de resiliência como Coping) e um questionário com a percepção do pesquisador. Na análise dos resultados utilizou-se a separação em setores e geral. Na escala de resiliência ambas as pontuações dos participantes demonstraram boa capacidade de adquirir novas habilidades e de se posicionar diante de adversidades. Tal dado justifica a possibilidade de oferecer treinamentos e capacitações, visto que há colaboração a mudanças. A escala de assertividade evidenciou pontuação relativamente boa no setor de controle, sendo que neste há apenas um pesquisado, e nos demais o resultado variou entre baixa e média baixa. Na quantificação geral determinou-se média baixa. Na entrevista aberta o resultado, geral e específico, foi predominantemente de comportamentos passivos, em sua maioria, nos setores de arquivo e secretaria. Deixa-se claro que não se assegura a não existência de pessoas com comportamentos passivos nos demais setores. Conclui-se que os participantes da pesquisa apresentaram características de passividade ocasionadas por experiências reforçadoras e podem melhorar a comunicação. |