Resumo |
A excelência da assistência em unidades de saúde está diretamente relacionada com a organização dos serviços dentro da instituição. Dentro desse escopo, oferecer serviços com qualidade passa a ser um desafio para as instituições hospitalares. Para que isso seja feito, é necessário conhecer como os fluxos, os processos e as atividades são organizados a fim de garantir a satisfação dos seus usuários. O presente trabalho objetivou mapear os processos críticos dos departamentos do Hospital São Sebastião, em Viçosa-MG, possibilitando maior eficiência das atividades operacionais e melhor treinamento para seus funcionários, além de permitir a reestruturação e melhoria de desempenho das atividades do Hospital, de forma a garantir o bom funcionamento de suas funções e a satisfação dos seus clientes. Para isso, buscou-se fazer o alinhamento entre o planejamento estratégico do hospital e as atividades realizadas pelos seus funcionários, o que proporcionou maior conhecimento para a administração sobre o funcionamento operacional dos setores do Hospital. Para que os objetivos fossem alcançados, o projeto foi dividido em quatro etapas: a primeira etapa consistiu em mapear as atividades críticas de alguns setores do hospital, através de observações e entrevistas com os funcionários de cada setor. Após o mapeamento, foram elaborados os Procedimentos Operacionais Padrão (POP's), assim como uma lista de possíveis melhorias. Posteriormente, foi realizada a análise crítica das atividades, em que juntamente com a equipe do hospital, buscou-se resolver os problemas encontrados, a fim de maximizar a eficiência das atividades e a eficácia dos processos. A segunda etapa, denominada desenvolvimento, consistiu em definir as ações para que o redesenho das atividades fosse colocado em prática, assim como elaborar os treinamentos dos colaboradores. Na terceira etapa do projeto, foi colocado em prática tudo o que foi definido no desenvolvimento, apresentando aos colaboradores o novo desenho dos processos, assim como outras ferramentas para auxiliar no gerenciamento, como formulários, normas, e indicadores de desempenho. Na etapa final, foi realizado o acompanhamento dos processos com o intuito de garantir que estes estejam em conformidade com o que foi estabelecido. Foi possível observar que o mapeamento dos processos proporcionou um maior entendimento desses, uma visualização clara e objetiva das responsabilidades, assim como facilitou a identificação de gargalos e retrabalhos. O mapeamento também auxiliou a realização de treinamentos, além de ser uma obrigatoriedade exigida pela vigilância sanitária. Por fim, para a eficácia real do projeto é necessário o melhoramento contínuo, a aceitação das mudanças e o envolvimento de todos os colaboradores da instituição. |