Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6241

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Gestão de processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Sarah de Oliveira Teixeira Cardoso
Orientador ALEXANDRE NAVARRO DA SILVA
Outros membros Luzmarina Kasten Viana
Título Pela qualidade do Hospital São Sebastião
Resumo A excelência da assistência em unidades de saúde está diretamente relacionada com a organização dos serviços dentro da instituição. Dentro desse escopo, oferecer serviços com qualidade passa a ser um desafio para as instituições hospitalares. Para que isso seja feito, é necessário conhecer como os fluxos, os processos e as atividades são organizados a fim de garantir a satisfação dos seus usuários. O presente trabalho objetivou mapear os processos críticos dos departamentos do Hospital São Sebastião, em Viçosa-MG, possibilitando maior eficiência das atividades operacionais e melhor treinamento para seus funcionários, além de permitir a reestruturação e melhoria de desempenho das atividades do Hospital, de forma a garantir o bom funcionamento de suas funções e a satisfação dos seus clientes. Para isso, buscou-se fazer o alinhamento entre o planejamento estratégico do hospital e as atividades realizadas pelos seus funcionários, o que proporcionou maior conhecimento para a administração sobre o funcionamento operacional dos setores do Hospital. Para que os objetivos fossem alcançados, o projeto foi dividido em quatro etapas: a primeira etapa consistiu em mapear as atividades críticas de alguns setores do hospital, através de observações e entrevistas com os funcionários de cada setor. Após o mapeamento, foram elaborados os Procedimentos Operacionais Padrão (POP's), assim como uma lista de possíveis melhorias. Posteriormente, foi realizada a análise crítica das atividades, em que juntamente com a equipe do hospital, buscou-se resolver os problemas encontrados, a fim de maximizar a eficiência das atividades e a eficácia dos processos. A segunda etapa, denominada desenvolvimento, consistiu em definir as ações para que o redesenho das atividades fosse colocado em prática, assim como elaborar os treinamentos dos colaboradores. Na terceira etapa do projeto, foi colocado em prática tudo o que foi definido no desenvolvimento, apresentando aos colaboradores o novo desenho dos processos, assim como outras ferramentas para auxiliar no gerenciamento, como formulários, normas, e indicadores de desempenho. Na etapa final, foi realizado o acompanhamento dos processos com o intuito de garantir que estes estejam em conformidade com o que foi estabelecido. Foi possível observar que o mapeamento dos processos proporcionou um maior entendimento desses, uma visualização clara e objetiva das responsabilidades, assim como facilitou a identificação de gargalos e retrabalhos. O mapeamento também auxiliou a realização de treinamentos, além de ser uma obrigatoriedade exigida pela vigilância sanitária. Por fim, para a eficácia real do projeto é necessário o melhoramento contínuo, a aceitação das mudanças e o envolvimento de todos os colaboradores da instituição.
Palavras-chave Mapeamento de Processos, Padronização, Engenheiros Sem Fronteiras
Forma de apresentação..... Painel
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