Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6233

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor LAURA CARDOSO CORREA DIAS
Orientador ATIMA CLEMENTE ALVES ZUANON
Outros membros LAURA PEREIRA, VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA
Título Tradução do Capítulo 2 do Guidelines on the Care and Use for Scientific Purposes: "General Principles for the Care and Use of Animals for Scientific Purposes". Um os documentos de referência internacional para o cuidado com os animais.
Resumo As atividades didático-científicas que utilizam animais são pautas muito polêmicas no debate bioético. É preciso ter em mente que a sensibilidade animal é similar à humana no que se refere a diversas sensações como dor e angústia e, portanto, faz-se necessário assegurar uma postura de respeito e cuidado aos animais destinados a fins científicos. Assim, é imprescindível repensar sobre os mecanismos de alcance para um igualitarismo no que se refere ao bem estar e principalmente a vida desses animais. O presente projeto teve como objetivo inserir o aluno do ensino médio nesta temática e disponibilizar o material produzido, a tradução o capítulo segundo do Guidelines on the Care and Use of Animals for Scientific Purposes, aos discentes de pós graduação e aos docentes visando auxiliar na elaboração de projetos de pesquisa que envolvem animais além de contribuir para o atendimento das exigências éticas, nas políticas editorial e de financiamento, envolvendo os animais sencientes pertencentes ao Filo Chordata, Sub-Filo Vertebrata. Outra finalidade, futura, da proposta será disponibilizar, no site da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFV, o material produzido para os membros como ferramenta adicional para o aprimoramento dos processos de análises de projetos e de propostas pedagógicas. Para alcançar tais propósitos foi feita uma leitura crítica de uma tese de doutorado que abrange o tema e, em seguida, foi produzido um artigo de opinião sobre a mesma. Após o processo de tradução, foi realizada a produção de um artigo de opinião acerca das concepções obtidas com a proposta do projeto. Dessa forma, ao fim do trabalho, observa-se que houve um exercício de leitura documental, enquanto objeto de estudo oriundo de língua estrangeira, que permitiu aos alunos a capacitação para trabalhar tecnicamente a tradução como material de consulta, bem como foi sinalizado que a produção científica não isenta o pesquisador da responsabilidade de cuidar do bem estar dos demais animais, assegurando um tratamento ético e humanitário.
Palavras-chave Ensino, Pesquisa, Bioética
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.