Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6232

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Simôni Cristina Arcanjo
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Sustentando a motivação: um estudo de caso com alunos universitários de inglês
Resumo Aprender uma língua estrangeira é uma atividade que envolve dedicação, empenho e interesse por parte do aprendiz. Nesse processo de aprendizagem, um dos fatores importantes, que dá suporte às características acima, é a motivação que o aluno apresenta na busca por suas metas. Com isso, pesquisas na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa têm mostrado a importância desse fator para o desenvolvimento do aprendiz de inglês (FRIGOTTO, 2006; CAVENAGHI, 2009, DINIZ, 2011, DÖRNYEI, 2011). Esses estudos sugerem que a motivação, além de ser um elemento essencial para o sucesso do aluno, é capaz de justificar a escolha, a persistência e o esforço do aprendiz em relação ao que ele se propõe a fazer. Contudo, apesar da existência desses três fatores, em conjunto, ser essencial para caracterizar o que é a motivação, a maioria das investigações realizadas nessa área tem se preocupado com teorias que abordam a motivação voltada somente para o aspecto escolha (FARIAS, 2011; RIBAS; PERINE, 2014), sendo poucos os trabalhos que focam no seu processo em si (DINIZ, 2011, DÖRNYEI, 2011). Em outras palavras, ainda são escassas as investigações que buscam compreender como a motivação de aprendizes de língua inglesa desenvolve-se ou desenvolveu-se em relação a aprender a língua estrangeira em questão. Baseado nisso, este estudo tem como objetivo suprir parte dessa lacuna ao investigar se e como os alunos de um curso de extensão em línguas, de uma universidade federal do interior de Minas Gerais, sustentaram sua motivação em aprender a língua inglesa durante um determinado período de tempo. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados um questionário aberto e uma entrevista semiestruturada. A análise de dados foi feita de acordo com os parâmetros de pesquisa qualitativa de Lincoln & Guba (1985). Os resultados revelaram a sustentação da motivação dos estudantes apoiada em alguns fatores, tais como a necessidade profissional de estudar a língua, influências do contexto de aprendizagem, e pela autonomia e o próprio gosto do aluno em aprender. A partir disso, foi possível ainda concluir que, vista sob um eixo temporal, a motivação pode ser classificada como um fator flutuante e instável, o qual é capaz de fazer com que em certos momentos, o aprendiz se sinta menos estimulado do que em outros. No entanto, ao manter-se em uma atividade específica, como é o caso da aprendizagem de línguas, haverá sempre um mínimo de motivação que justificará a opção do aprendiz em seguir na ação que se dispôs a realizar.
Palavras-chave Língua Inglesa, aprendizagem, motivação.
Forma de apresentação..... Painel
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