ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Geografia |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Nayara Santanna Dias |
Orientador | ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA |
Outros membros | Daniel Pizzol Ambrosim, Maria Helena de Carvalho Rodrigues da Silva |
Título | Projeto Geografia e Literatura, Análise de Resultados. |
Resumo | Nos dias atuais onde a tecnologia se faz presente em vários aspectos de nosso cotidiano e a informação encontra-se cada vez mais rápida e acessível, conteúdos como os de Geografia apresentam a necessidade constante de diversificação metodológica e técnica. Neste caso, o docente pode levar ao discente os diversos conteúdos de forma mais interativa, despertando o interesse do discente e, contribuindo para formação de um senso critico sobre os temas/conteúdo. Pensando nisso, este projeto associou temas geográficos aos de literatura, ampliando a discussão e contribuindo para a formação de conceitos de realidades, muitas vezes, distantes de seu dia a dia, possibilitando uma diversificação nas aulas.O projeto Geografia e Literatura surge como uma tentativa de dinamizar a forma como os diversos conteúdos são transmitidos aos alunos do 8° e 9º ano, contribuindo para uma dinamização no processo ensino-aprendizagem e, na integração de disciplinas importantes na formação crítica e cidadã dos estudantes. O projeto consistiu na seleção de quatro livros para serem lidos pelos estudantes ao longo dos quatro bimestres, sendo que os mesmos devem ter ligação com o conteúdo trabalhado em cada um deles. Os objetivos específicos deste projeto são: - interpretação e produção de texto; - produção artística; - debates e; - aplicação de avaliações antes, durante e após a leitura dos livros escolhidos. O projeto foi realizado nos 8o. e 9o. anos da Escola Estadual Santa Rita de Cássia. Os livros utilizados foram: O Amarelinho, A Bandoleira, Garibaldi e Manoela lindos pelas turmas do 8° ano, e O menino do pijama listrado, A menina que roubava livros, 50 Fábulas da China Fabulosa, lidos pela turma do 9º ano, foram escolhidos para tratar assuntos como o nazismo, cultura chinesa, Guerra dos Farrapos, dentre vários outros. Como resultado preliminar, já que o projeto irá contemplar todo o segundo semestre de 2016 temos: Integração dos conteúdos curriculares com temas transversais; Relação conteúdo, região e dia-a-dia dos estudantes; Melhoria na escrita e interpretação dos discentes e; aumento na procura por livros na biblioteca da escola. |
Palavras-chave | ^^^^Geografia, Literatura, Resultados. |
Forma de apresentação..... | Painel |