Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6218

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Nayara Santanna Dias
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Daniel Pizzol Ambrosim, Maria Helena de Carvalho Rodrigues da Silva
Título Projeto Geografia e Literatura, Análise de Resultados.
Resumo Nos dias atuais onde a tecnologia se faz presente em vários aspectos de nosso cotidiano e a informação encontra-se cada vez mais rápida e acessível, conteúdos como os de Geografia apresentam a necessidade constante de diversificação metodológica e técnica. Neste caso, o docente pode levar ao discente os diversos conteúdos de forma mais interativa, despertando o interesse do discente e, contribuindo para formação de um senso critico sobre os temas/conteúdo. Pensando nisso, este projeto associou temas geográficos aos de literatura, ampliando a discussão e contribuindo para a formação de conceitos de realidades, muitas vezes, distantes de seu dia a dia, possibilitando uma diversificação nas aulas.O projeto Geografia e Literatura surge como uma tentativa de dinamizar a forma como os diversos conteúdos são transmitidos aos alunos do 8° e 9º ano, contribuindo para uma dinamização no processo ensino-aprendizagem e, na integração de disciplinas importantes na formação crítica e cidadã dos estudantes. O projeto consistiu na seleção de quatro livros para serem lidos pelos estudantes ao longo dos quatro bimestres, sendo que os mesmos devem ter ligação com o conteúdo trabalhado em cada um deles. Os objetivos específicos deste projeto são: - interpretação e produção de texto; - produção artística; - debates e; - aplicação de avaliações antes, durante e após a leitura dos livros escolhidos. O projeto foi realizado nos 8o. e 9o. anos da Escola Estadual Santa Rita de Cássia. Os livros utilizados foram: O Amarelinho, A Bandoleira, Garibaldi e Manoela lindos pelas turmas do 8° ano, e O menino do pijama listrado, A menina que roubava livros, 50 Fábulas da China Fabulosa, lidos pela turma do 9º ano, foram escolhidos para tratar assuntos como o nazismo, cultura chinesa, Guerra dos Farrapos, dentre vários outros.
Como resultado preliminar, já que o projeto irá contemplar todo o segundo semestre de 2016 temos: Integração dos conteúdos curriculares com temas transversais; Relação conteúdo, região e dia-a-dia dos estudantes; Melhoria na escrita e interpretação dos discentes e; aumento na procura por livros na biblioteca da escola.
Palavras-chave ^^^^Geografia, Literatura, Resultados.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.