Resumo |
Introdução: As práticas relacionadas ao ciclo gravídico puerperal visando à promoção da saúde são essenciais em todos os níveis de atenção. Dentre as ações preconizadas, destacam-se as atividades que objetivam a educação em saúde no nível primário, somado à necessidade de orientações pela equipe multiprofissional da Maternidade (nível terciário). Porém, observa-se a existência de ações fragmentadas, dicotômicas e ausência de padronização nas informações fornecidas aos usuários gerando prejuízos para o binômio mãe-feto em ambos cenários. Adiciona-se, que frequentemente esta clientela não recebe um cuidado pautado em evidências científicas. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de enfermagem e medicina na construção de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para uma maternidade do município de Viçosa (MG). Descrição das principais ações: Durante os 4 anos, com ênfase no 1º semestre de 2016, o projeto de extensão “GestaVida” realiza grupos educativos e visitas domiciliares para gestantes e puérperas em três Unidades Básicas de Saúde. Acrescenta-se, atuação dos discentes na Maternidade através das aulas práticas do Curso de Enfermagem da UFV. Por meio da atuação em ambos os espaços de saúde, notam-se vazios assistenciais no setor hospitalar no tocante à padronização de cuidados, linguagem e informações baseadas em evidência científicas. Desta forma, inicialmente, construíram-se três POPs sobre amamentação, assistência ao trabalho de parto e cuidados imediatos com o recém-nascido visando a melhoria da qualidade da assistência à mulher e seus familiares no processo de gestar, parir e maternar. Resultados alcançados: Atualmente eles estão em fase de (re) avaliação pela coordenação da maternidade e dos docentes do projeto de extensão. Em seguida, no segundo semestre, serão realizadas reuniões coletivas para o aprimoramento e aplicação dos POPs com a equipe multiprofissional da maternidade (equipe de enfermagem, médica, psicóloga, assistente social e nutricionista). Durante a elaboração, observou-se o comprometimento das discentes envolvidas ao buscar informações fundamentadas nas evidências científicas. Além disso, ressalta-se a boa aceitação por parte da coordenação do hospital em ser um sustentáculo para a promoção do ensino-aprendizagem, bem como a aceitação e colaboração com as propostas de melhorias para o setor. Cita-se como desafio a rotatividade dos profissionais envolvidos na assistência ao ciclo gravídico puerperal. Conclusões: Acredita-se que ao manter-se em consonância, o cuidado ofertado na atenção primária e terciária à saúde, possibilitará o fortalecimento das ações que buscam desde o período pré-natal promover a saúde da mulher grávida e seus familiares, reduzindo assim, os fatores que acarretam o aumento da morbidade perinatal. |