Resumo |
O projeto “Conhecendo as cores” foi desenvolvido por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na Escola Municipal “Padre José Francisco da Silva”- Creche Nova Viçosa, situado no bairro Nova Viçosa em Viçosa/MG e foi realizado com 16 crianças, na faixa etária de dois a três anos de idade. Por meio de observações e de conversas com a professora que foi elaborado o projeto com o tema voltado para as cores, contemplando sempre as múltiplas linguagens como norteador para as atividades. O projeto foi realizado no primeiro semestre de 2016 com o objetivo de proporcionar as crianças o conhecimento e reconhecimento das cores através de vivências que auxiliassem na construção do seu conhecimento, despertando assim seu interesse em descobrir novas cores. É de grande importância proporcionar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que fazem parte do mundo das cores, possibilitando que a criança seja capaz de identificá-la. A cor é importante para se expressar ideias e sentimentos sobre o mundo. Além disso, as cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos que a criança precisa para se desenvolver. Além do mais, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outros. Por meio desse projeto foram planejadas e desenvolvidas atividades lúdicas que tinham como foco o pleno desenvolvimento da criança, onde as mesmas tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos, experiências e fazerem novas descobertas através de atividades que envolvem a mistura das cores. As atividades desenvolvidas envolveram diversas linguagens, sendo elas, linguagem artística, linguagem oral e escrita, ciências naturais e sociais e linguagem matemática. Entre as atividades desenvolvidas com as crianças, estão: pintura com esponja, pintura com pincel, pintura carimbo, experiências com as cores, pintura com rolo de papel higiênico, poema “as borboletas”, encontre a forma e separando as cores. Essa gama de atividades demonstra os diversos recursos utilizados para trabalhar com o tema Cores sempre valorizando a expressão livre da criança durante a criação de suas obras. Explorar e proporcionar a criatividade é o princípio básico para realização de todas as atividades propostas. Diante do desenvolvimento deste projeto foi possível perceber o quanto essa experiência de prática docente vem contribuindo para minha formação profissional, pois, diante desta e de outras experiências vivenciadas no Pibid tenho a oportunidade de conhecer e construir novas práticas que serão indispensáveis para uma melhor formação docente, sendo possível integrar teoria e prática, além de me oportunizar conhecer a realidade do ambiente da escola pública. |