Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6214

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Rafaela de Carvalho Duarte
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Título Projeto: Conhecendo as cores
Resumo O projeto “Conhecendo as cores” foi desenvolvido por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na Escola Municipal “Padre José Francisco da Silva”- Creche Nova Viçosa, situado no bairro Nova Viçosa em Viçosa/MG e foi realizado com 16 crianças, na faixa etária de dois a três anos de idade. Por meio de observações e de conversas com a professora que foi elaborado o projeto com o tema voltado para as cores, contemplando sempre as múltiplas linguagens como norteador para as atividades. O projeto foi realizado no primeiro semestre de 2016 com o objetivo de proporcionar as crianças o conhecimento e reconhecimento das cores através de vivências que auxiliassem na construção do seu conhecimento, despertando assim seu interesse em descobrir novas cores. É de grande importância proporcionar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que fazem parte do mundo das cores, possibilitando que a criança seja capaz de identificá-la. A cor é importante para se expressar ideias e sentimentos sobre o mundo. Além disso, as cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos que a criança precisa para se desenvolver. Além do mais, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outros. Por meio desse projeto foram planejadas e desenvolvidas atividades lúdicas que tinham como foco o pleno desenvolvimento da criança, onde as mesmas tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos, experiências e fazerem novas descobertas através de atividades que envolvem a mistura das cores. As atividades desenvolvidas envolveram diversas linguagens, sendo elas, linguagem artística, linguagem oral e escrita, ciências naturais e sociais e linguagem matemática. Entre as atividades desenvolvidas com as crianças, estão: pintura com esponja, pintura com pincel, pintura carimbo, experiências com as cores, pintura com rolo de papel higiênico, poema “as borboletas”, encontre a forma e separando as cores. Essa gama de atividades demonstra os diversos recursos utilizados para trabalhar com o tema Cores sempre valorizando a expressão livre da criança durante a criação de suas obras. Explorar e proporcionar a criatividade é o princípio básico para realização de todas as atividades propostas. Diante do desenvolvimento deste projeto foi possível perceber o quanto essa experiência de prática docente vem contribuindo para minha formação profissional, pois, diante desta e de outras experiências vivenciadas no Pibid tenho a oportunidade de conhecer e construir novas práticas que serão indispensáveis para uma melhor formação docente, sendo possível integrar teoria e prática, além de me oportunizar conhecer a realidade do ambiente da escola pública.
Palavras-chave Pibid, Cores, Ludico
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,64 segundos.